quinta-feira, 15 de abril de 2021

No Tocantins, estão abertas inscrições para o III Seminário de Educação nas Prisões e I Webnário Novo Tempo


Com o tema “Os desafios e as possibilidades de viabilizar as políticas de educação, trabalho e renda à pessoa presa”, o III Seminário de Educação nas Prisões e I Webnário Novo Tempo já estão com as inscrições abertas. 

Os eventos, promovidos pela Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça, serão realizados nos dias 18 e 19 de maio com transmissão via plataformas online.

A iniciativa, idealizada pela Superintendência de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional, tem como público alvo os profissionais que atuam na política de educação, trabalho e renda da pessoa privada de liberdade, pesquisadores da área, servidores do Sistema Penal, representantes dos Órgãos do Sistema de Justiça, bem como a comunidade acadêmica.

Segundo a gerente de Reintegração Social, Trabalho e Renda ao Preso da Seciju, Renata Keli Marinho, tanto o Seminário quanto o Webnário visam cumprir ações previstas no Plano Estadual de Segurança Pública, promovendo a aproximação entre as forças de segurança pelo combate à criminalidade e pela promoção da cultura da paz. 

“Por meio dos eventos online também vamos apresentar à sociedade um panorama das políticas de educação, trabalho e renda nas prisões, com dados, desafios, possibilidades, boas práticas executadas no Tocantins e também fora daqui por meio dos expositores de outros estados”, disse.

“Outro objetivo é valorizar o servidor que atua no contexto prisional com a troca de experiências na apresentação dos panoramas, no debate sobre especificidades que envolvam a finalidade da pena, além da produção e integração de conhecimento com a rede parceira, uma vez que não é só o Policial Penal quem executa a pena após o ‘cumpra-se’ do juiz”, enfatizou a gerente.

O superintendente do Sistema Penal, Orleanes Alves, ressaltou que “o Webnário, especificamente, será uma oportunidade para que os participantes conheçam mais ainda o Programa Novo Tempo, que atende todas as Unidades Penais do Tocantins com projetos voltados à educação, trabalho e renda para a pessoa privada de liberdade, possibilitando a efetivação da reinserção social prevista na Lei de Execução Penal”, afirmou o gestor.

Programação


O III Seminário de Educação nas Prisões e I Webnário Novo Tempo iniciará às 14 horas no dia 18 de maio com exposição de painéis e de experiências práticas sobre a Política Pública no Sistema Prisional.

Os palestrantes estarão conectados pela plataforma Google Meet e os participantes poderão acompanhar o conteúdo pelo Youtube. 

O suporte tecnológico será fornecido pelo Núcleo de Tecnologia do Sistema Penal. Inscreva-se aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os cometários aqui publicados são de inteira responsabilidade dos autores. Este Blog não se responsabiliza pelos comentários postados pelos leitores, que poderão ser responsabilizados e penalizados judicialmente por abuso do direito da livre manifestação.