sábado, 6 de março de 2021

Opinião: Há fome e desemprego em Campos Belos (GO). Pandemia não está no comércio, mas no comportamento individual

Campos Belos (GO) está para completar dez dias de comércio fechado, com exceção dos essenciais e o prefeito tem que decidir se vai prorrogar as medidas e ainda impor mais rigor.  

Mesmo diante disso, é gritante também a situação da pandemia na cidade, com muitos doentes e falta de leito de UTI em Goiás, para onde poderiam ser evacuados os mais graves.

Três pessoas morreram na cidade nesta semana, em virtude da Covid. 

Com a experiência do fechamento geral do ano passado, mudei de opinião e cheguei a uma conclusão de que fechar tudo não resolve. É remédio demais para o doente. 

O problema não está no comércio em si, mas nos cidadãos irresponsáveis, que inventam aglomerações, festas, piscinas, churrascos e confraternizações beira de rios, bares lotados, nas missas e cultos lotados, na pelada de futebol que muita gente insistem em fazer.

É questão de comportamento. 

É isso quem tem de ser combatido e não o comércio por si só, ainda mais em cidades do interior, em que os trabalhadores desse ramo não precisam usar ônibus coletivos para irem trabalhar.

A realidade é outra nas cidades pequenas, diferentemente das grandes, e acho que o Poder Público tem que levar isso em consideração ao endurecer mais as ações. 

Assim, acho que o comércio pode, sim, funcionar, desde que evitem aglomerações e tome todas as medidas de segurança possíveis. 

Já há pessoas passando fome na cidade, muito mais do que o habitual; demissões e dívidas cavalares dos comerciantes, que estão pagando, há um certo tempo, o pato por aquelas pessoas que insistem em promover aglomerações e em sair de casa sem necessidade. 

Ser muito inflexível não resolve. 

Há que se ver no detalhe a particularidade de cada ramo, de cada bairro, de cada cidade.

Essa é minha opinião. 

2 comentários:

  1. Concordo plenamente, fecham o comercio local nao esencial como por exemplo bar e dezstribuidoras, mais o que adianta se o pessoal estao indo comprar bebidas nas cidades vizinhas .Nao estou jugando ninguem mais as fiscalizaçoes tem q ser almentada por q muitas pessoas ezstao se aglomerando . Esses jovens q nao pessam no futuro que nao pensam na vida dos pais avos peessoas q o amam , esses jovens ainda estao dormindo . Acorda somo o futuro de nossa cidade a COVID nao escolhe idade se vcs ficarem um mes ou o tempo nescesario para a pandemia passar sem farrear vcs nao vao morrer nao . Entao nao custan esperar .#TENHAM AMOR A VIDA DE VOCES FUTURO DE CAMPOS BELOS . TENHAM AMOR A VIDA DO PROXIMO!!

    ResponderExcluir
  2. NÃO ENTENDI A SUA OPINIÃO, SER MAIS RÍGIDO NAS RESTRIÇÕES E ABRIR O COMÉRCIO, PRA TER AGLOMERAÇÃO...

    ResponderExcluir

Os cometários aqui publicados são de inteira responsabilidade dos autores. Este Blog não se responsabiliza pelos comentários postados pelos leitores, que poderão ser responsabilizados e penalizados judicialmente por abuso do direito da livre manifestação.