segunda-feira, 15 de março de 2021

Morre Juranda, o vice-prefeito de Campos Belos (GO); infarto fulminante tirou a vida do político mais popular do município



Morreu na tarde desta segunda-feira (15) o vice-prefeito de Campos Belos (GO), nordeste do Estado, Jurandi Jose do Santos, o Juranda, (PP), aos 52 anos.

Segundo as primeiras informações, Juranda estava em sua chácara, próximo ao Distrito da Prata, em Monte Alegre de Goiás, quando, no meio tarde, estava conversando com amigos, sentiu-se mal e caiu sem vida.

A família paterna sempre teve o problema congênito de colesterol elevado e pressão alta, que vitimou muita gente.

Juranda tinha pressão alta e tomava remédios para o controle. 

Tudo leva a crê que a causa da morte foi infarto fulminante, o que deverá ser confirmado somente após o exame cadavérico a ser produzido pelo IML de Campos Belos (GO).

Juranda, que é primo deste blogueiro (o pai dele é irmão do meu avô), era um político regional extremamente popular e querido pela comunidade.

Foi vereador por 24 anos, em seis mandatos consecutivos, quase sempre sendo o primeiro colocado nas corridas eleitorais. 

Na última legislatura, foi presidente da Câmara de Vereadores do município. 

Sua popularidade se deve, em muito, ao seu jeito simples, atencioso e dedicado, principalmente em resolver os problemas de quem o procurava.  

Salvou inúmeras vidas, ao correr atrás de ambulâncias e veículos de transportes para transladar pacientes graves de Campos Belos para Brasília ou Goiânia. 

"Não tinha cara ruim e ajudava qualquer pessoa, mesmo que adversário político", contou um amigo. 

O dinheiro que recebia como parlamentar era, em sua maior parte, para ajudar os mais necessitados. Foi preciso alertá-lo para fazer uma poupança para anos vindouros e até ter a sua própria casa, o que acabou fazendo depois. 

Para se ter ideia, em 20 anos como vereador, seu patrimônio declarado junto ao TSE não passou de R$ 300 mil. 

No ano passado, foi ventilado para ser pré-candidato a prefeito. 

A ideia dos aliados era de que ele saísse pela cabeça de chapa com o ex-prefeito Aurolino dos Santos Ninha. 

Tudo era dado como certo, mas na hora da escolha, Ninha preferiu escolher a ex-vereadora Karinna Caetano.

O ex-prefeito calculou errado ao desdenhar do potencial político de Juranda e deu com os burros n'água. 

Juranda saiu candidato a vice na chapa encabeçada por Pablo Giovanne.

Não deu outra, com o apoio tão forte,  a cabeça de chapa Pablo/Juranda não teve qualquer dificuldade para ganhar o pleito eleitoral. 

Ninha, mal conseguiu o terceiro lugar. 

Há apenas três meses como vice-prefeito, Juranda fazia uma incrível parceria com o prefeito. 

Era fundamental, principalmente, em conversar com os diversos segmentos da sociedade. 

No seu discurso de posse, por exemplo, usou a palavra apenas para cobrar o pagamento atrasado e o décimo terceiro dos servidores da saúde municipal, negligenciados pela gestão que deixou a prefeitura no final de 2020.

A última vez que conversei com o primo Juranda foi há dez dias. 

Na ocasião, pedi para ele conversar com o cabo eleitoral "Mixaria", que andava insatisfeito e fez até um vídeo dizendo ter sido maltratado por um secretário municipal.  

Juranda imediatamente se prontificou a conversar com Mixaria e resolver o imbróglio. Ele era assim, imediato. 

Neste momento, extremamente triste e doloroso, a comunidade perde um grande homem, honesto, digno, sincero, coerente e humanista.

E nós, os familiares, perdemos um grande ente querido. 

Aos seus irmãos, sobrinhos e primos, nossos mais sinceros votos de pesar. 

Que Deus consiga confortar o coração de todos vocês, principalmente  neste momento tenebroso que a humanidade assiste.   

O prefeito de Campos Belos (GO), Pablo Giovanni, decretou feriado municipal amanhã (16) e luto oficial por três dias. 



3 comentários:

  1. DEUS LEVOU UM GRANDE SER HUMANO FILHO DE CAMPOS BELOS, HUMILDE, SEU CORAÇÃO GIGANTE LHE TIROU A VIDA, SEM SOFRIMENTO.OS MENOS FAVORECIDOS SENTIRÃO SUA FALTA. ENQUANTO O POSSO DO ARREPIA JORRAR ÁGUA VOCÊ SERÁ LEMBRADO JURANDO!.
    LÁ SERA CONSTRUÍDO UM CHAFARIZ EM SUA MEMORIA , TENHO
    CERTEZA QUE O VEREADOR RAFAEL O PREFEITO PABLO E O POVO NÃO MEDIRAM ESFORÇOS PARA CONCRETIZAR ESSA HOMENAGEM NO FINAL DA
    RUA DOS GARIMPOS QUE TERÁ SEU NO NOME AV JURANDA.
    DE UM GRANDE ABRAÇO NO MEU AMIGO "PREGO" QUE DEUS OS TENHAM

    SAUDADES:
    EDIJALDO

    ResponderExcluir
  2. Campos Belos perdeu um grande homem! Coração grandioso. Vamos sentir muito sua falta. Mas Deus te quis perto dele, são essas pessoas boas q Deus recolhe para morar c ele. Deixou um grande legado. Juranda é o povo q manda. Faço a palavra de vcs acima a minha. Eterno JURANDA. Ass;Andréia e Eduardo.

    ResponderExcluir
  3. Gente eu mudei de campos belos e eu conhecia um Juranda mas era taxista, eu não conheci o Juranda político, alguem pode me dizer se e a mesma pessoa ou nao

    ResponderExcluir

Os cometários aqui publicados são de inteira responsabilidade dos autores. Este Blog não se responsabiliza pelos comentários postados pelos leitores, que poderão ser responsabilizados e penalizados judicialmente por abuso do direito da livre manifestação.