terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Triste imagem no Jalapão, um patrimônio natural do país

 



A Pedra da Baliza em Mateiros, cidade turística da região do Jalapão, foi pichada e a ação de vândalos deixou moradores indignados. 

É que o monumento, de seis metros de altura, se tornou um símbolo histórico no município.

A pedra fica na divisa do Tocantins com a Bahia, a cerca de 350 km de Palmas. 

Ela costuma ser cenário para fotos de moradores e turistas, mas quem for ao local agora vai encontrar o monumento marcado com nomes de pessoas.

O vandalismo foi descoberto no último final de semana. 

A Prefeitura de Mateiros disse que vai cobrar agilidade para que os responsáveis sejam punidos. 

Leia abaixo a nota

A Pedra da Baliza possui formato de uma taça e tem esse nome porque foi historicamente usada como divisa entre a Bahia, o Tocantins, Maranhão e Piauí.

"A Prefeitura Municipal de Mateiros vem a público manifestar veemente, repúdio aos atos criminosos praticados contra o patrimônio público, ocorridos na Pedra da Baliza. 

Reiteramos nossa tristeza, revolta e repúdio aos atos cometidos por pessoas desprovidas de qualquer compressão do que seja a importância de uma sociedade harmônica.

A Prefeitura irá buscar junto às autoridades competentes total agilidade na punição dos responsáveis pelo ato".

Fonte e texto: G1

5 comentários:

  1. O ser humano é tão burro que faz coisa errada e ainda posta nas redes sociais. Agora está fácil a Polícia Civil buscar os dois e fazer apagar com suas blusas e ainda responder um processo criminal. Esse tipo de gente estraga o que mais temos de precioso e não acrescenta em nada para fauna, flora e sociedade. #cadeianeles

    ResponderExcluir
  2. Isso já foi resolvido e os meninos fizeram isso sem maldade nenhuma, são rapazes trabalhadores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim pichação é crime! Conforme a lei 9.605/98 em seu artigo 65 e incisos seguintes. ... Pichação é considerada essencialmente transgressiva, predatória, visualmente agressiva, contribuindo para a degradação da paisagem, vandalismo desprovido de valor artístico ou comunicativo.

      Excluir
  3. Boa tarde.Primeiramente tenta informar direito o ocorrido p poder fala.
    Essa foto foi tirada em 22/07/2020.
    Eles foram em Mateiros To levar uma carreta de brita pra lá.Passando pelo o gerais da Bahia,e lá não tinha placas e nem qualquer outra coisa qualquer avisando que é patrimônio.

    ResponderExcluir
  4. Isso não foi ocorrido esse fim de semana.tenho provas

    ResponderExcluir

Os cometários aqui publicados são de inteira responsabilidade dos autores. Este Blog não se responsabiliza pelos comentários postados pelos leitores, que poderão ser responsabilizados e penalizados judicialmente por abuso do direito da livre manifestação.