segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

De volta ao passado: “Memórias de Campos Belos” traz importante contribuição para o resgate de nossa história

 Ângelo, conhecido como seu Anginho, da padaria da Rua 7 de Setembro,
esposo da Dona Alzira. 


Marilene do Carmo, a idealizadora 

Por Jefferson Victor,

Idealizado por Marilene F. Carmo, moradora local, o grupo Memórias de Campos Belos tem trazido lembranças de pessoas e fatos que marcaram o passado da nossa cidade.

Segundo ela, o objetivo do grupo é resgatar o passado, mostrando pessoas que marcaram a nossa história, muitos deles ainda desconhecidos principalmente pelas pessoas mais jovens que agora têm uma oportunidade de conhecerem um pouco mais de pessoas e fatos que marcaram épocas.

Desde a sua criação, o grupo tem resgatado os bons momentos, é uma oportunidade para matarmos saudades de pessoas que se foram e até então são desconhecidas para muitos, como foi o caso do missionário B.H Foreman, criador da Escola Batista, uma das primeiras do município, em um prédio próximo aos Correios.

Times de futebol com alguns jogadores que se foram e que deixaram saudades, desfiles de 7 de setembro nos anos 80, casarões antigos já removidos, como por exemplo um que deu lugar hoje à casa paroquial, e que muitos afirmam ser uma das fotos mais antigas da cidade.

Várias fotos de famílias já foram postadas, daí aguça a curiosidade em saber quem são essas pessoas, mas devido a qualidade das fotos antigas muitas as vezes se tornam impossível o reconhecimento, motivo pelo qual sugiro que coloquem nome dos componentes para melhor a identificação.

Como sugestão, seria bom que postássemos fotos de nossos parentes e amigos, e que se possível, que façam uma breve biografia, mostrando o que essas pessoas representaram para você e como contribuíram para o crescimento de nossa cidade.

Muitos foram agricultores, pedreiros, políticos, fazendeiros, domésticas, carpinteiros, lenhadores, comerciantes, enfermeiros, médicos, policiais, encanadores, eletricistas, cabeleireiros e outras profissões, todos contribuíram de alguma forma para o nosso crescimento.

Eu, inclusive, vou abrir esta série contando a história do meu pai que foi um pioneiro que chegou em Campos Belos em 1.973 com o Consórcio Rodoviário Intermunicipal e que também deu sua contribuição, isto eu contarei detalhes no texto.

Vamos mostrar nossa história, faça a biografia, isto é uma maneira de você homenagear o seu parente. Vamos valorizar o que é nosso, vamos reescrever a nossa história, fazer desse grupo um importante instrumento de resgate do nosso passado de glória.

Aproveito a oportunidade para parabenizar Marilene pela criação do grupo, e ao mesmo tempo me colocar à disposição para manutenção e melhoria deste importante instrumento de comunicação.

Vamos dar vida ao passado, publique suas fotos, faça o seu texto, procure pessoas que você sabe tenham fotos históricas guardadas e que possam ajudar para o engrandecimento do grupo.

Um comentário:

  1. Jeferson, obrigada pelo carinho,estamos abertos a sugestões para melhorias do grupo. O grupo é nosso, vamos fazê-lo valer a pena. Gratidão.

    ResponderExcluir

Os cometários aqui publicados são de inteira responsabilidade dos autores. Este Blog não se responsabiliza pelos comentários postados pelos leitores, que poderão ser responsabilizados e penalizados judicialmente por abuso do direito da livre manifestação.