domingo, 31 de janeiro de 2021

Valorizado: Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é eleito o melhor do Brasil e o 25° do mundo



Goiás começa o ano despontando no Turismo mundial. O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (PNCV), no Nordeste do Estado, está entre os 25 melhores Parques Nacionais do mundo e o melhor do Brasil. 

É o que aponta a recente pesquisa do site TripAdvisor (Travelers’ Choice Awards 2021), com base em avaliações de internautas.

O único prêmio da indústria de turismo é baseado em milhões de avaliações e opiniões de viajantes de todo o mundo. O reconhecimento anual reflete “o melhor dos melhores” em serviço, qualidade e satisfação do cliente para acomodações, destinos, atrações, restaurantes e experiências. 

Segundo o TripAdvisor, a pesquisa destaca não apenas as escolhas populares, mas as experiências verdadeiramente excepcionais que fazem os viajantes voltarem.

Apenas cinco atrativos turísticos do País apareceram nas listas mundiais de melhores destinos: Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO) e as cidades de Campos do Jordão (SP), Natal (RN), Armação dos Búzios (RJ) e Ubatuba (SP).

Segundo a avaliação dos internautas, a Chapada dos Veadeiros, composta pelos municípios de Alto Paraíso, Cavalcante, São João D’Aliança, Colinas do Sul, Teresina de Goiás e Nova Roma é ideal para quem quer encontrar cachoeiras de tirar o fôlego, piscinas naturais brilhantes e formações rochosas estonteantes.

Além disso, a natureza foi outro grande diferencial para os turistas o PNCV, já que a área de conservação ambiental é conhecida por suas trilhas e pela observação de animais selvagens nativos. 

Atualmente, o Parque, gerenciado pela iniciativa privada, tem recebido novos investimentos em infraestrutura para estimular o turismo de aventura e ecológico.

Para o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, a Chapada dos Veadeiros é motivo de orgulho para os goianos. 

“O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é Patrimônio Mundial Natural pela Unesco desde 2001. 

O Governo de Goiás tem muito carinho pela região, sempre apoiando e investindo em ações de promoção nacional e internacional. Não é por acaso que estamos em primeiro lugar no Brasil e despontando para o mundo”, afirmou.

PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DOS VEADEIROS (PNCV)

O Parque abriga 32 espécies da fauna e 17 da flora ameaçadas de extinção, que poderiam desaparecer sem a garantia de proteção integral da unidade de conservação, entre elas o Cervo-do-Pantanal, o lobo-guará, o pato-mergulhão e a onça-pintada.

Sobre a região, a Unesco avalia que “esses locais têm servido de refúgio para várias espécies durante os períodos de mudanças climáticas e permanecerá vital para a manutenção da biodiversidade da região do Cerrado em flutuações climáticas futuras.”

Em outubro de 2017 a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) afastou o risco de o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros perder o título de Patrimônio Natural da Humanidade. 

A decisão foi anunciada na 41ª sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da entidade, realizada em Cracóvia, na Polônia.

No encontro, a comunidade internacional assegurou a manutenção do título, um mês após a ampliação da unidade de conservação de 65 mil para 240 mil hectares, anunciada pelo governo federal em 5 de junho.

Para o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pela gestão da unidade na época, a manutenção do título de patrimônio natural foi resultado direto da expansão, por ter afastado ameaças à integridade do parque nacional.

Conservação do Cerrado

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros foi criado em janeiro de 1961 com uma área de 625 mil hectares, mas ao longo dos anos passou por sucessivas reduções de área, até chegar a 65 mil hectares.

A região é uma das áreas mais emblemáticas do Cerrado e tem importância estratégica para o bioma, em especial por ter áreas de Cerrado de Altitude, com representantes de flora e fauna restritos a esse habitat.

Além das localidades Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante e Colinas do Sul, que já faziam parte do parque, os novos limites incluem parte dos municípios de Teresina de Goiás, Nova Roma e São João da Aliança. 

Dessa forma, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros passou a formar – junto com a Área de Proteção Ambiental (APA) estadual do Pouso Alto, 22 reservas particulares do patrimônio natural (RPPNs) e o território quilombola Kalunga – um vasto mosaico de unidades de conservação.

Com ASCOM Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os cometários aqui publicados são de inteira responsabilidade dos autores. Este Blog não se responsabiliza pelos comentários postados pelos leitores, que poderão ser responsabilizados e penalizados judicialmente por abuso do direito da livre manifestação.