quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Prefeito Pablo Geovanni tem que dar prioridade à questão do lixão de Campos Belos (GO)


Há apenas 20 dias o novo prefeito Pablo Geovanni está à frente da gestão da Prefeitura de Campos Belos (GO) e está tendo que "trocar o pneu do carro em movimento".

Isso é notório. 

As questões são muitas e problemáticas, a exemplo da falta de pagamento dos salários e do 13º dos servidores da saúde do município, uma herança perversa do ex-prefeito Eduardo Terra. 

Em plena pandemia da Covid-19, onde os servidores da saúde são a linha de frente e de combate, foram preteridos na hora de receber os parcos salários. 

Tem gente até passando fome. 

Mas uma outra questão há de entrar na pauta, urgentemente, e na lista de prioridades do novo prefeito: a coleta e o tratamento do lixo urbano. 

É inadmissível que o município não tenha até agora um processo de coleta seletiva, da mais simples, onde todos são obrigados a separar o lixo molhado (orgânico, que apodrece) daquele seco (inorgânico, reciclável), como plásticos, latas, papéis, alumínios. 

Corta o coração quando, ao usar o lixeiro de casa, você enfia no mesmo cesto restos de comida, cascas de frutas e verduras com sacolas plásticas e objetos riquíssimos, que poderiam render um bom dinheiro a muita gente. 

De quebra, traria uma grande contribuição ao meio ambiente. 

Não se pode esquecer que, provavelmente, o novo coronarívus nasceu de um ambiente ecologicamente desajustado.

Para piorar a situação, a cidade hoje praticamente está fora da lei, ao não conseguir implantar seu aterro sanitário. 

O que há ali, há muitos anos, é um local para o descarte descontrolado do lixo, de qualquer lixo, a bem da verdade.

A tendência é a comunidade de Campos Belos ser a cada dia mais impactada, maleficamente, por essa irresponsabilidade do não tratamento do lixo urbano. 

Nas fotos aqui postadas, pode se perceber no ar a uma espessa camada.

Que maravilha se fosse gotículas de água orvalhada. Mas não, é mesmo fumaça da queima do lixão. 

Monóxido e dióxido de carbono puro, extremamente prejudicais à saúde humana e a tudo mais que respira oxigênio.

A conclusão é bem simples. Basta lembrar das pessoas doentes por Covid e que estão sem as balas de oxigênio em Manaus (AM), perecendo às centenas.

Percebem que tudo está coligado? em verdade, o planeta é um grande complexo vivo, interligado, e que precisa de muitos cuidados.   

Vila Esperança em situação grave 

Hoje, a  AMVE (Associação de Moradores da Vila Esperança), criada pela comunidade, em parceria e incentivo deste Blog, traz as tristes notícias.

Acompanhe as palavras da presidente da AMVE:

"Lixão em chamas. Os efeitos do gás metano no ser humano estão associados à sua saúde e bem estar e, uma vez inalado, pode acarretar problemas como asfixia, perda da consciência, parada cardíaca e, em alguns casos mais extremos, danos no sistema nervoso. 

É isso mesmo comunidade! Mais uma semana de angustia, com a incineração dos resíduos sólidos produzido pelos moradores de Campos Belos -GO, a cidade toda mais uma vez debaixo da fumaça toxica. 

Nós que residimos mais próximo percebemos visivelmente os efeitos de tal ato insano, no entanto os residentes mais distantes também são atingidos com a emissão dos gases. 

Os sinais podem ser sentidos, é só observar. Lembrando que esse problema é antigo, porém, vêm ficando cada vez mais difícil, antes os bairros mais próximos eram os mais atingidos, agora toda a cidade está sendo. 

Sabemos que a nova gestão tem se preocupado com diversas problemáticas, no entanto precisamos que  medidas emergenciais sejam tomadas, pelo menos para conter as chamas  e fumaça, enquanto o Diretor de meio ambiente e demais autoridades se organizem em buscar de sanar tal situação. 

Aproveitando o ensejo dirijo-me ao Sr. Prefeito para que atenda ao Ofício encaminhado ao seu gabinete pela AMVE - Associação de Moradores da Vila Esperança, em buscar de discutirmos ideias que vem de encontro a essa causa."







 

2 comentários:

  1. Boa tarde a todos, tenho certeza que o prefeito Pablo Geovani irá resolver este problema do lixão que já vem de longas datas por omissão e incompetência da gestão anterior,em apenas 20 dias de gestão é visível seu compromisso com a cidade e desejo de fazer o melhor para Campos Belos Go.
    Diego Ribeiro

    ResponderExcluir
  2. Boa noite a todos, como o leitor acima disse....e notório o empenho e a dedicação da atual gestão, em apenas 25 dias de gestão o atual prefeito vem visitando e preocupando com as demandas da cidade. Sobre a questão do lixo, e uma questão de sua prioridade, não só como a do lixão, mas como os lixo dentro da cidade, a limpeza dos bueiros. Tenho certeza que vai ser a melhor gestão te todos os tempos.

    ResponderExcluir

Os cometários aqui publicados são de inteira responsabilidade dos autores. Este Blog não se responsabiliza pelos comentários postados pelos leitores, que poderão ser responsabilizados e penalizados judicialmente por abuso do direito da livre manifestação.