Uma viagem de excursão, feita por professores da rede municipal de Campos Belos (GO) à cidade de Ilhéus, no litoral sul da Bahia, pode ter sido a causa do aumento desenfreado dos casos de Covid-19 no município, que fica no nordeste do estado de Goiás.
A informação partiu de um servidor do município, que denunciou ao Blog e pediu o sigilo da fonte.
Segundo esse profissional, dezenas de pessoas, entre professores e familiares, fizeram o passeio no final do ano passado.
"Não gostaria de identificar, mas o resultado desse aumento de casos, do dia para noite, foi consequência de uma excursão de Campos Belos para a praia e não vejo ninguém falando sobre isso. Foi realmente uma ação irresponsável e que pode ser a causa do boom de casos na nossa cidade", disse a fonte.
Ainda segundo a fonte, no ônibus de dois andares, pessoas que viajaram na parte superior se contaminaram, inclusive um policial militar aposentado.
O homem precisou ser levado às pressas para internação fora de Campos Belos devido ao alto comprometimento dos pulmões pela Covid-19.
Procurada para comentar sobre o caso, a representante do Sintego na região (Sindicatos dos Trabalhadores na Educação de Goiás), Leiva Márcia Almeida, disse que não poderia emitir opinião sobre o livre arbítrio ou a responsabilidade individual de cada professor.
Mas fez questão de ressaltar que a posição do Sintego, em relação à Covid, é que os professores só poderão voltar às salas de aula quando tiver segurança do não contágio, ao menos com a repercussão da eficácias das vacinas. Essa é uma posição inflexível do Sintego.
Não foram apenas professores e familiares que viajaram às praias nos últimos dias.
As redes sociais estão repletas de imagens que mostram pessoas da região em seus passeios de férias como se nenhuma epidemia grave e letal estivesse acometendo o país.
Para além de colocar em risco a sua própria saúde e sua vida, os viajantes assumem o papel de transmissores do vírus e elevam as chances, principalmente dos idosos e pessoas de alto risco, que ficaram em casa, de serem contaminadas e morrerem em razão disso.
O Boletim de hoje do município, por exemplo, já apresentou nova alta de casos.
Agora são 26 pacientes contaminados, com mais 39 pessoas isoladas, suspeitas de estarem com a Covid. Cinco pacientes estão internados em razão da grave doença.
O que dizer diante de tanto absurdo, irresponsabilidade, falta de respeito, cidadania e consciência? .
ResponderExcluirProfessores, cujo ofício é o conhecimento, que têm o papel de formar mentes e atitudes, em plena pandemia, se arriscam e arriscam outras vidas em busca de diversão.