segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Excursão de professores e familiares a Ilhéus (BA) pode ter sido a fonte do elevado números de casos de Covid em Campos Belos (GO)


Uma viagem de excursão, feita por professores da rede municipal de Campos Belos (GO) à cidade de Ilhéus, no litoral sul da Bahia, pode ter sido a causa do aumento desenfreado dos casos de Covid-19 no município, que fica no nordeste do estado de Goiás.

A informação partiu de um servidor do município, que denunciou ao Blog e pediu o sigilo da fonte. 

Segundo esse profissional, dezenas de pessoas, entre professores e familiares, fizeram o passeio no final do ano passado.

"Não gostaria de identificar, mas o resultado desse aumento de casos, do dia para noite, foi consequência de uma excursão de Campos Belos para a praia e não vejo ninguém falando sobre isso. Foi realmente uma ação irresponsável e que pode ser a causa do boom de casos na nossa cidade", disse a fonte.

Ainda segundo a fonte, no ônibus de dois andares, pessoas que viajaram na parte superior se contaminaram, inclusive um policial militar aposentado. 

O homem precisou ser levado às pressas para internação fora de Campos Belos devido ao alto comprometimento dos pulmões pela Covid-19. 

Procurada para comentar sobre o caso, a representante do Sintego na região (Sindicatos dos Trabalhadores na Educação de Goiás), Leiva Márcia Almeida, disse que não poderia emitir opinião sobre o livre arbítrio ou a responsabilidade individual de cada professor.

Mas fez questão de ressaltar que a posição do Sintego, em relação à Covid, é que os professores só poderão voltar às salas de aula quando tiver segurança do não contágio, ao menos com a repercussão da eficácias das vacinas. Essa é uma posição inflexível do Sintego.  

Não foram apenas professores e familiares que viajaram às praias nos últimos dias. 

As redes sociais estão repletas de imagens que mostram pessoas da região em seus passeios de férias como se nenhuma epidemia grave e letal estivesse acometendo o país. 

Para além de colocar em risco a sua própria saúde e sua vida, os viajantes assumem o papel de transmissores do vírus e elevam as chances, principalmente dos idosos e pessoas de alto risco, que ficaram em casa, de serem contaminadas e morrerem em razão disso. 

O Boletim de hoje do município, por exemplo, já apresentou nova alta de casos.

Agora são 26 pacientes contaminados, com mais 39 pessoas isoladas, suspeitas de estarem com a Covid. Cinco pacientes estão internados em razão da grave doença.   

Um comentário:

  1. O que dizer diante de tanto absurdo, irresponsabilidade, falta de respeito, cidadania e consciência? .
    Professores, cujo ofício é o conhecimento, que têm o papel de formar mentes e atitudes, em plena pandemia, se arriscam e arriscam outras vidas em busca de diversão.

    ResponderExcluir

Os cometários aqui publicados são de inteira responsabilidade dos autores. Este Blog não se responsabiliza pelos comentários postados pelos leitores, que poderão ser responsabilizados e penalizados judicialmente por abuso do direito da livre manifestação.