É muito delicada a situação da pandemia da Covid-19 em Campos Belos (GO), nordeste do estado, região da Chapada dos Veadeiros, na divisa com o estado do Tocantins.
Os casos de contaminação mais que dobram em 24 horas, passando de 10 para 24 ativos.
Segundo o boletim epidemiológico, divulgado ainda há pouco pela Secretaria Municipal de Saúde, há ainda mais 35 pacientes suspeitos de estarem portando a doença.
Essas pessoas estão isoladas e esperam resultados de exames.
Infelizmente, o estado não pode identificar aquelas pessoas assintomáticas (que não sentem nada), que de acordo a Organização Mundial da Saúde, são em média 10 vezes a mais os casos registrados oficialmente.
Das 24 pessoas com casos de Covid neste momento, em cinco delas o quadro se agravou e elas tiveram que ser internadas.
Em dezembro passado, o município tinha conseguido zerar os casos de Covid.
Mas o desleixo da população, aliada à individualidade e à falta de cidadania, principalmente promovendo festinhas, aglomerações e viagens às mais diversas, fez com que a pandemia ganhasse fôlego e principiasse numa segundo onda.
Pior, parece que o vírus desta segunda onda é de uma cepa nova, mais agressivo e bem mais contagioso do que o anterior que circulava na comunidade.
E apesar de o país ter uma vacina contra Covid, está longe do produto chegar à massa com rapidez.
Assim, se a comunidade não se cuidar; não desenvolver um senso crítico e responsável, há de se esperar que muitas outras pessoas percam a vida, além daqueles onze óbitos já registrados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os cometários aqui publicados são de inteira responsabilidade dos autores. Este Blog não se responsabiliza pelos comentários postados pelos leitores, que poderão ser responsabilizados e penalizados judicialmente por abuso do direito da livre manifestação.