domingo, 17 de janeiro de 2021

Após muita luta, estudante de escola pública de Campos Belos (GO) é aprovada em medicina



Por Andra Ribeiro,

Estudante de Campos Belos, que estudou a vida toda em escola pública e cursou o Ensino médio no CEPI – Polivalente Professora Antusa, é aprovada para Medicina em Universidade Federal.

A jovem Rackel Silva Resende, 19 anos, ao longo de sua vida estudantil participou de vários concursos de Redação em nível Municipal, Estadual e Federal recebendo diversas medalhas e certificados em concursos como o Goiás na Ponta do Lápis, Olímpiadas de Língua Portuguesa, entre outros, além de várias menções honrosas nas OBMEPs.

Rackel também representou o Estado de Goiás como Jovem Senadora no ano de 2018 e foi uma das três representantes do Estado no programa Parlamento Jovem Brasileiro em 2019, ambos em Brasília – DF;

Após Concluir o Ensino Médio, foi aprovada em diversos vestibulares, sendo 2 aprovações em Medicina como bolsista integral pelo ProUni (UNINORTE, Rio Branco – Acre; Estácio de Sá, Angra dos Reis – RJ); Direito (UFT, Arraias – TO, UNITINS, Palmas – TO e UEG, Aparecida e Goiânia - GO); Enfermagem (UFT, Palmas – TO); Engenharia Química (IFG, Rio Verde – GO) entre outros, agora conseguiu a tão sonhada vaga em Medicina na UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul) em Chapecó - SC.

Rackel Resende conta que sua aprovação é fruto de longas horas de estudos, em torno de 6 a 8 horas diárias, após chegar da escola em período em integral. 

“Meus pais não tinham como me mandar para fora para fazer cursinho, então eu ia para a escola e estudava por cursinhos online e em apostilas quando chegava em casa. 

Eu seguia um cronograma com os conteúdos cobrados no ENEM, estudava e resolvia exercícios e quando não entendia algo recorria aos professores da escola ou até mesmo os que conheci no Instagram para tirar minhas dúvidas” conta a estudante.

Ela ainda enfatiza que não foi sorte, mas resultado de uma sequência de esforços diários e persistência. 

Sua jornada de estudos começou ainda no fim do ensino fundamental, quando começou a fazer curso de redação preparatório para o ENEM e estudar os conteúdos que seriam cobrados na prova. 

Além disso, segundo suas ressalvas, ter uma família bem estruturada e que a apoiava foi fundável para que as conquistas fossem possíveis.

Por fim, a jovem diz para os estudantes que irão realizar o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) no próximo domingo para ficarem “calmos, o mais importante agora é manter o emocional no lugar, focar em revisar os conteúdos que possuem mais domínio e descansar. 

Além disso, não se comparem com outros alunos, cada um possui sua história e se comparar só piora as coisas. Agora não é hora de surtar”. 

No mais, faça um checklist das coisas que você vai precisar levar para prova e separe com antecedência. 

Não se esqueça do álcool em gel e da máscara. É importante também conferir seu local de prova, sair com antecedência no dia, usar um roupa bem leve e fresquinha e tomar cuidado com aglomerações no local de prova.

“A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.”
Nelson Mandela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os cometários aqui publicados são de inteira responsabilidade dos autores. Este Blog não se responsabiliza pelos comentários postados pelos leitores, que poderão ser responsabilizados e penalizados judicialmente por abuso do direito da livre manifestação.