domingo, 20 de dezembro de 2020

Descaso total: estudante que está perdendo a visão luta por cirurgia há três anos, em Flores de Goiás



Diagnosticada com uma doença grave nos olhos que pode levar à perda total da visão, a estudante Ana Júlia Santos de Jesus, de 12 anos, luta para não ficar cega. 

A moradora de Flores de Goiás, nordeste de Goiás, tem ceratocone e tenta, há três anos, conseguir uma cirurgia para correção do problema na rede pública de saúde.

A avó de Ana Júlia, a dona de casa Maria Consuelo da Silva Santos, de 58 anos, conta que, por causa da dificuldade para enxergar, a neta teve queda no rendimento escolar, pois não consegue ler as palavras exatas. 

Segundo a avó, um médico informou que a menina já perdeu 90% da visão.

“Antes da pandemia, ela não enxergava direito as letras no quadro da escola. Ela sempre esbarra nas coisas, sente dor nos olhos, coceira. Na última consulta, o médico disse que o caso dela é urgente, porque ela já perdeu 90% da visão do olho direito”, disse.

Maria Consuelo conta já foi a vários hospitais e que a única unidade pública que realiza o tratamento que Ana Júlia precisa é o Centro de Referência Oftalmologia (Cerof), em Goiânia, onde ela chegou a passar por consultas, mas nunca conseguiu realizar a cirurgia.

“Sempre foi demorado, mas de um tempo para cá ficou ainda mais lento. Nós ficamos de mãos atadas. É uma aflição muito grande ver ela assim”, disse.

Segundo a família, a Fundação Banco de Olhos de Goiás, com sede em Goiânia, entrou em contato oferecendo o tratamento para Ana Júlia, depois que a TV Anhanguera divulgou o caso da estudante. 

A Secretaria de Saúde de Flores de Goiás informou que irá fornecer um carro para levar e buscar a paciente durante o tratamento, e que irá acompanhar o caso dela durante a partir de agora.

Fonte: TV Anhanguera 

2 comentários:

  1. Imagina se o governo privatizar tudo como alguns grupos querem,estado mínimo. Olha o sofrimento que essa criança, agora adolescente, passa pela família ñ ter condições de fazer uma cirurgia de vista. O Chile era um dos países de melhor qualidade de vida na América Latina, agora é um desastre, tanto q o povo exigiu uma nova Constituição. Vamos revê o conceito do Brasil que queremos. Qtas pessoas estão nessa situação no nosso país.

    ResponderExcluir
  2. Imagina se o governo privatizar tudo como alguns grupos querem,estado mínimo. Olha o sofrimento que essa criança, agora adolescente, passa pela família ñ ter condições de fazer uma cirurgia de vista. O Chile era um dos países de melhor qualidade de vida na América Latina, agora é um desastre, tanto q o povo exigiu uma nova Constituição. Vamos revê o conceito do Brasil que queremos. Qtas pessoas estão nessa situação no nosso país.

    ResponderExcluir

Os cometários aqui publicados são de inteira responsabilidade dos autores. Este Blog não se responsabiliza pelos comentários postados pelos leitores, que poderão ser responsabilizados e penalizados judicialmente por abuso do direito da livre manifestação.