segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Quilombola é eleito prefeito em Cavalcante (GO)



A cidade de Cavalcante, na região da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, elegeu neste domingo (15) o único prefeito quilombola do país, segundo a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq). 

Vilmar Kalunga (PSB) teve o equivalente a 35,68% dos votos, diante de 27,52% de Paradão (PTB).

Com o total de 5.491 votos válidos, a eleição do município foi definida em 1º turno, pois o município tem menos de 200 mil eleitores.

"Em 189 anos da cidade, é a primeira vez que vamos ter um prefeito kalunga, quilombola. Meu objetivo é a união, fazer um governo colaborativo, participativo. 

Queremos romper barreiras, não só dos kalungas, mas de todo mundo, em plena colaboração social", disse Vilmar nesta segunda (16). 

Os quilombolas que povoam a região são conhecidos como povo kalunga.

A Conaq fez um levantamento dos candidatos quilombolas eleitos em todo o país, dentre os quais Vilmar é o único a ocupar o cargo de prefeito. 

Além deles, segundo a organização, foram eleitos um vice-prefeito e 56 vereadores.

Ainda segundo a organização, Vilmar seria o segundo prefeito quilombola na história do Brasil. 

Antes, em 2012, Darcira foi eleita prefeita de Açucena (MG), e depois reeleita em 2016.

Com texto do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os cometários aqui publicados são de inteira responsabilidade dos autores. Este Blog não se responsabiliza pelos comentários postados pelos leitores, que poderão ser responsabilizados e penalizados judicialmente por abuso do direito da livre manifestação.