quinta-feira, 15 de outubro de 2020

Unidade móvel irá realizar 150 mamografias na Região Nordeste de Goiás até o próximo sábado (17). Ação começa em Campos Belos (GO)



Uma unidade móvel de prevenção ao câncer de mama e colo uterino da Policlínica de Posse irá atender 150 mulheres até o próximo sábado (17). 

A ação, que começa por Campos Belos, município localizado a 650 km de Goiânia, também passará por Cavalcante e Teresina de Goiás. 

Somente na primeira cidade, 60 exames devem ser feitos. Além da mamografia, estão previstos testes de prevenção de câncer de colo uterino.

Diretor-geral da Policlínica de Posse, Tadeu Grembecki explica que um roteiro de atendimentos foi criado. 

A estimativa é de que apenas em Campos Belos sejam cerca de 700 pacientes sem contar as moradoras da zona rural e de dois distritos: Pouso Alto e Barreirão. 

A demanda da região é classificada como alta e cerca de 80% das pacientes com perfil nunca passaram por este tipo de exame.

O protocolo do Sistema Único de Saúde (SUS) é para que mulheres acima de 50 anos façam a mamografia a cada dois anos. Na Policlínica de Posse, a recomendação é para que mulheres acima de 35 anos sejam submetidas ao exame. 

Atualmente, pela falta de oferta de mamografia no município, quando necessitam, as pacientes são encaminhadas para Goiânia ou outro município da Região Metropolitana o que dificulta a ação pelo tempo de deslocamento e necessidade de transporte.

Fonte: Secretaria de Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os cometários aqui publicados são de inteira responsabilidade dos autores. Este Blog não se responsabiliza pelos comentários postados pelos leitores, que poderão ser responsabilizados e penalizados judicialmente por abuso do direito da livre manifestação.