sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Incêndio de grandes proporções causa desolação, tristeza e medo em Lavandeira (TO)






Um incêndio de grandes proporções causou desolação, tristeza e medo em Lavandeira (TO), município situado na região do extremo sudeste do estado.

Segundo informações da comunidade, o fogo começou por volta das 10h da manhã de ontem (10), numa propriedade rural às margens do rio Palmas, de forma não intencional.

Um trabalhador rural estaria arando uma terra, quando o implemento agrícola passou sobre uma pedra. O choque provocou faíscas, que imediatamente incendiou o capim seco.

Com a umidade extremamente baixa, sequidão e com o forte vento, o fogo se propagou rapidamente, causando um dos maiores incêndios já visto nas últimas décadas na região. 

Uma força tarefa das comunidades vizinhas de Combinado, Lavandeira, Novo Alegre, Aurora do Tocantins e militares do Corpo de Bombeiros de Dianópolis, que chegaram com rapidez, tentaram debelar as chamas.

O fogo foi controlado no meio da tarde, após cinco horas de destruição. 

As altas e as temíveis chamas, que puderam ser vistas de longe, consumiram tudo: pastagens, vegetação nativa e mataram muitos animais silvestres. 

Até quintais e chiqueiros de animais domesticados foram destruídos, com prejuízos materiais, produtivos e ecológicos consideráveis.

Felizmente, apesar da destruição da fauna e da flora local, não foi registrada nenhuma vítima humana. 

Hoje pela manhã (11), militares do Corpo de Bombeiros de Dianópolis e voluntários da força tarefa continuam apostos fazendo o rescaldo. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os cometários aqui publicados são de inteira responsabilidade dos autores. Este Blog não se responsabiliza pelos comentários postados pelos leitores, que poderão ser responsabilizados e penalizados judicialmente por abuso do direito da livre manifestação.