sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Estão abertas as inscrições para o IV Festival Gastronômico de Arraias (TO), em homenagem às doceiras do cerrado




De 1º a 30 de setembro estarão abertas, no site www.gostocerrado.com, as inscrições gratuitas para o IV Festival Gastronômico de Arraias que terá como temática as “doceiras do Cerrado”.

A ideia é valorizar a memória, a identidade culinária da região e a conservação do bioma, bem como estimular a geração de renda e a emancipação para as comunidades envolvidas. 

Thamyris Carvalho Andrade, mestre em Turismo, especialista em Sociobiodiversidade e Sustentabilidade no Cerrado e coordenadora do Festival vinculado à Universidade Federal do Tocantins (UFT), explica que qualquer pessoa que resida no bioma Cerrado poderá participar em uma das categorias com uma receita: geleia, compota doce e licor. 

“As receitas devem conter, ao menos, um insumo do cerrado e/ ou elemento regional, como araticum, baru, pêra-do-campo, coco babaçu, melãozinho, murici e outros”, explica Thamyris. 

Arquitetado pela primeira vez totalmente online, a logística foi pensada para que cada participante possa deixar seus produtos em determinados locais de coleta ou mesmo os enviem pelo correio.

O júri é composto por três especialistas que julgarão conforme critérios de degustação, aproveitamento de insumos e apresentação da embalagem, e pelo público que votará pela internet. 

O primeiro lugar de cada categoria ganha R$ 500,00. O calendário do festival é extenso e tem uma programação bastante variada. 

Ainda no período das inscrições, de 21 e 25 de setembro, serão realizadas oficinas de capacitação para unificar o conhecimento dos participantes, com temas como higiene pessoal, manipulação de alimentos, especificações técnicas, embalagens, possibilidades de uso dos frutos do cerrado, entre outros. 

Além disso, o evento terá programação especial, com apresentações, aulas-shows ao vivo e exibição de filmes.

A programação estará, em breve, no site www.gostocerrado.com. O que é o Festival: 

O Festival Gastronômico de Arraias acontece desde 2017 e foi o primeiro produto do projeto de extensão e pesquisa “GOsTO – um punhado de mandioca e um bocado de Cerrado”, que fomenta a conservação do bioma Cerrado por meio da valorização do saber fazer da culinária tradicional, em especial das comunidades quilombolas do nordeste goiano e do sudeste do Tocantins. 

Agenda do Festival: Lançamento – 1º de setembro Inscrições – de 1º a 30 de setembro Recolhimento de produtos – 13, 14 e 15 de outubro Data do Festival com avaliação dos pratos – 29 e 30 de outubroResultado – 31 de outubro

Serviço:

Edital de participação, inscrições e detalhes estão no site www.gostocerrado.com. Dúvidas podem ser encaminhadas para o mail gostocerrado@gmail.com.

youtube.com/gostocerrado instagram.com/gostocerrado facebook.com/festivalgastronomicodearraias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os cometários aqui publicados são de inteira responsabilidade dos autores. Este Blog não se responsabiliza pelos comentários postados pelos leitores, que poderão ser responsabilizados e penalizados judicialmente por abuso do direito da livre manifestação.