quarta-feira, 8 de julho de 2020

Campos Belos (GO) receberá um equipamento para descontaminação de máscaras N95


O Rotary Club de Campos Belos - Nova Geração recebeu nesta semana uma excelente notícia: Campos Belos será a segunda cidade do estado de Goiás a receber um equipamento Selene. 

Trata-se de uma grande conquista para a cidade e toda a região considerando a economia que será gerada no uso dos equipamentos de proteção individual por profissionais de saúde.

Desenvolvido por pesquisadores do Instituto de Física da Universidade de Brasília (UnB), o equipamento recebeu o nome da deusa da lua, Selene, por utilizar a radiação de luz ultravioleta para descontaminar máscaras N95. 

Cada máscara descontaminada pode ser reutilizada pelo profissional de saúde por até três vezes. 

De acordo com o Prof. Pedro Henrique de Oliveira Neto, o equipamento de porte menor foi projetado para descontaminar até 60 máscaras por ciclo. Já as lâmpadas ultravioletas têm, em média, 9 mil horas de vida útil.

Por meio de um subsídio obtido junto à Fundação Rotária para o Fundo de Assistência em caso de Desastres, o Distrito 4530 do Rotary Internacional investiu R$ 80.000,00 (oitenta mil reais) no projeto para que fossem desenvolvidos um protótipo e 6 aparelhos, que seriam distribuídos pelos três estados que compõem o Distrito 4530: Distrito Federal, Goiás e Tocantins.

Posteriormente, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações chegou a anunciar que entraria como parceiro do projeto. Até o presidente da república chegou a publicar uma reportagem sobre o projeto em seu perfil no Twitter (clique aqui para acessar a postagem). 

O fato é que os primeiros equipamentos frutos desta parceria com o Rotary já estão montados e serão destinados às seguintes cidades: Goiânia-GO (1), Brasília-DF (2), Araguaína-TO (1), Anápolis-GO (1) e Campos Belos (1).

Na tarde de hoje, o presidente do Rotary Club de Campos Belos - Nova Geração, Francisco Torcate, acertou os últimos detalhes com o Secretário Municipal de Saúde de Campos Belos, Guilherme Davi, para a instalação do equipamento. Uma sala com as especificações exigidas pelos fabricantes do equipamento já está sendo adaptada.

O sistema público de saúde de Campos Belos atende pacientes de vários municípios da região nordeste de Goiás e sudeste do Tocantins. Em alguns casos, recebe até pacientes de algumas cidades da Bahia. 

A todo, em torno de 100 mil pessoas dependem desse sistema de saúde. E essa localização estratégica contribuiu para que este equipamento viesse para esta pequena cidade do interior.

Foram muitos os desafios, mas esse projeto é uma prova de que a perseverança aliada a parcerias compõem uma receita de sucesso. No futuro, além de máscaras N95, este equipamento poderá ser utilizado para descontaminar jalecos, toucas, lençóis e etc.

Nesta quarta, 08, os detalhes da logística da coleta do equipamento no Instituto de Física da UnB e desembarque no Hospital Municipal de Campos Belos serão resolvidos. 

É bem provável que ainda neste mês de julho, a cidade de Campos Belos e vizinhas da região já estejam utilizando este equipamento.


Fonte: Rotary Club de Campos Belos (GO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os cometários aqui publicados são de inteira responsabilidade dos autores. Este Blog não se responsabiliza pelos comentários postados pelos leitores, que poderão ser responsabilizados e penalizados judicialmente por abuso do direito da livre manifestação.