segunda-feira, 29 de junho de 2020

Coronel Ricardo Rocha, ex-comandante do 16º BPM está internado em UTI com Covid-19


O ex-comandante do 16º BPM de Formosa, Coronel Ricardo Rocha, está internado em uma UTI, na cidade de Rio Verde-GO com o novo Covid-19. 

Rio Verde é o município goiano com o maior número de casos de Covid-19 no estado.

Segundo informações repassadas por familiares do Coronel, apesar de estar em uma UTI, o estado do Coronel é estável. 

O oficial precisou ser internado, após o 12º dia de isolamento, quando sofreu uma piora em seu estado clínico, no entanto, ele não precisou ser entubado. Os prognósticos para sua recuperação são bons.

O Coronel Ricardo Rocha, hoje comandante do do 8º CRPM de Rio Verde, esteve a frente do 16º BPM entre os anos de 2007 a 2010, quando foi afastado, após operação 6º Mandamento da Polícia Federal em setembro de 2010. 

Após longo período de afastamento, a Justiça Federal não acatou nenhuma denúncia contra ele, por total falta de provas, o Coronel voltou a ativa em janeiro de 2020 na cidade de Rio Verde-GO.

O Coronel chegou a ser acusado de participar de um grupo de extermínio, que teria executado cerca de 100 pessoas. 

Segundo consta em matéria disponibilizada pelo site do senado, Rocha nunca teria negado a maiorias das mortes, mas sempre se defendeu, afirmando ter tirado a vida apenas de criminosos e em serviço.

Atuação em Formosa

Em Formosa, Rocha sempre dividiu a opinião, é bem verdade que sempre foi mais idolatrado do que odiado. 

Sob seu comando os números de violência diminuíram sensivelmente, a sensação de segurança por parte da população era bem maior, o município chegou a ter um helicóptero a disposição do 16º BPM.

Neste período, o 16º BPM duplicou sua frota de veículos e recebeu um helicóptero, durante a gestão de Ernesto Roller a frente da secretaria de segurança pública do estado. Na época, mesmo quando o Major, foi alvo de apurações do Ministério Público, Roller deu a patente de Coronel a Ricardo Rocha. 

"Existe uma lei que disciplina as promoções. Uma lista de oficiais com o perfil é elaborada pelo comando, passa por mim e depois é submetida ao governador" - explicou Roller.

Ao ser questionado sobre a atuação de Rocha, Roller na época afirmou: "Estatisticamente, houve redução da violência no município. Acontece que, no confronto entre policiais e bandidos, podemos dizer que o interesse da sociedade deve prevalecer."

Com texto do Foca lá 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os cometários aqui publicados são de inteira responsabilidade dos autores. Este Blog não se responsabiliza pelos comentários postados pelos leitores, que poderão ser responsabilizados e penalizados judicialmente por abuso do direito da livre manifestação.