quinta-feira, 21 de maio de 2020

Professor Kérito Thiago lança sua pré-candidatura a vereador de Campos Belos (GO)



O jovem professor Kérito Thiago, de 34 anos, quer ser vereador de Campos Belos. 

Por isso, lançou, nesta semana, sua pré-candidatura à Câmara para as eleições de 2020. 

Kérito Thiago é de Campos Belos. Filho de Josefa Assunção Costa Madureira (Zefinha da prefeitura) e José Geraldo Soares, ex-funcionário da Emater (GO).

Muitos também poderão se lembrar de seus avós (já falecidos), Joaquim da Costa Madureira, ex-funcionário do antigo CRISA (Consórcio), e Aurelina Assunção Madureira, ex-funcionária do hospital municipal, que dá nome à unidade básica de saúde (ESF – Estratégia Saúde da Família), do Setor Aeroporto II. 

"Minha avó recebeu essa homenagem em virtude dos honrosos serviços prestados a este município. Essas são algumas das minhas raízes genealógicas, mas há por aqui inúmeros familiares que exerceram cargos públicos e, desse modo, são minhas referências no tocante à administração e manutenção dos recursos públicos. 

Muitos cidadãos de Campos Belos se recordam, por exemplo, do meu tio Salatiel, um dos primeiros empreendedores da feira livre da cidade. Sua dedicação ao trabalho rendeu mais uma homenagem recebida pela nossa família Costa Madureira: A feira municipal, próxima à rodoviária, recebeu o seu nome", diz ele, todo orgulhoso de sua parentada. 

Só esqueceu de falar que sua mãe,  Zefinha da prefeitura, foi a primeira e rígida professora de datilografia deste jornalista. Mas deixa de canto!

Em 2014, após dois anos de noivado, Kérito Thiago se casou com a biomédica Helen Cristian, na capela São Francisco de Assis, em Novo Alegre (TO). 

"O sacramento do matrimônio foi um dos momentos mais importantes da minha vida", conta ele, que é muito religioso e ativo na Paróquia da cidade.

"O casamento reforçou ainda mais a aliança entre mim, a minha esposa e Deus. 

Após três anos de matrimônio, para nossa felicidade, nasceu o primeiro filho, Nícolas Miguel, hoje com dois anos. Minha vocação, nesse sentido, a todo o momento, é orientar o meu filho, junto à minha esposa, no caminho da Santidade". 

Religião 

De família majoritariamente católica, o jovem moço recebeu os sacramentos do Batismo, da Eucaristia e da Crisma na Paróquia Nossa Senhora da Conceição. Em 2005 e fez parte do primeiro Encontro de Jovens com Cristo (SEGUE-ME) de Campos Belos. 

No movimento, exerceu várias funções, incluindo coordenações de equipes. Dessa forma, nos quase 15 anos do movimento "Segue-me em Campos Belos", manteve contato direto com várias realidades da juventude local. 

Em 2007, teve a oportunidade de participar da 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe, em Aparecida, no interior de São Paulo. 

Na ocasião, representou a juventude católica de Campos Belos. 

Sempre colaborando nas atividades paroquiais, atuou na implantação da Pastoral da Comunicação e na fundação da Comunidade São José, no Portal da Serra. 

Atualmente, colabora com o anúncio do Evangelho de Cristo sendo membro da Pastoral do Batismo, da Equipe Dirigente do Segue-Me e do Encontro de Casais com Cristo – ECC e ainda  é Ministro Extraordinário da Comunhão e Exéquias - MECE. T

Em 2018, também participou da I Excursão ao Santuário Basílica de Nossa Senhora Aparecida, ação promovida pela nossa paróquia. 

"Acredito que a educação, assim como preconiza Mandela, é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”,  afirma.  

Estudos 

Kérito Thiago diz que sua mãe não se isentou dessa geniosa ferramenta humana; a educação. Assim, sua alfabetização aconteceu bem pertinho da sua antiga casa, na Escola Municipal Joana Oliveira Miranda, aquela de frente ao Consórcio. 

Kérito, o "Jardim de Infância" deste blogueiro também foi lá, viu. 

"Não posso me esquecer de que os professores são fundamentais nessa luta diária por educação. Por isso, lembro-me, aqui, de várias e importantes professoras da primeira infância, as “tias”, com as quais aprendi as primeiras letras e as primeiras formas de conhecer a imensidão do mundo. 

Também estudei na Escola Municipal Dom Alano, no Colégio Felismina Cardoso Batista e conclui o Ensino Médio no Colégio Estadual Polivalente Professora Antusa. Sou eternamente grato a todos que contribuíram com a minha formação acadêmica",  agradece. 

Inteligente e estudioso, aos 16 anos, ingressou na Universidade Estadual de Goiás (UEG), sendo acadêmico do curso de Licenciatura em Letras. 

Após a conclusão do curso, em 2006, voltou às salas de aula da Escola Joana Miranda, agora como professor. Dois anos após o curso superior, ingressou na Universidade Cândido Mendes, na qual conclui minha pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos.

Sempre preocupado com a sua formação acadêmica e profissional, também concluiu o curso de Bacharel em Administração Pública pela Universidade Federal do Tocantins. 

Em 2020, passou a ser também professor universitário, após participar de um processo seletivo, para aulas do  curso de Letras, na UEG – Campos Belos.

Trabalho 

Como não poderia deixar de ser, pois o trabalho sempre dignifica o homem, Kérito Thiago começou a trabalhar desde cedo. 

Na infância, para ajudar em casa, vendia picolés, engraxava sapatos. 

Além disso, na adolescência, ajudava em oficinas mecânicas e auto-elétricas, tendo concluído um curso nessa área. Também trabalhou na antiga floricultura Kamélia Flores.  Lembra dela? 

No início da juventude, estudava à noite na UEG e, durante o dia, trabalhava como colunista no Jornal Tribuna da Região. Também, nesse ínterim, foi  estagiário do Banco do Brasil, em Campos Belos. 

Com vinte anos de idade, prestou concurso público e ingressou como servidor efetivo da carreira técnica administrativa da Secretaria da Fazenda do Estado do Tocantins. 

Após cinco anos de exercício no posto fiscal de fronteira entre Campos Belos e Arraias, foi convidado a assumir a Gerência Regional de Administração da pasta, sendo responsável por toda a área administrativa, patrimônio, gestão de pessoas, suprimento de fundos, frota de veículo. 

Atualmente, nessa área administrativa, exerce a função de Supervisor da Agência de Atendimento da Secretaria da Fazenda do Estado do Tocantins em Novo Alegre. 

Em 2016 foi candidato a vereador em Campos Belos pela Coligação Campos Belos no Rumo Certo, infelizmente não foi eleito. 

Com tantos predicados e um carreira rica e exemplar, com muita dignidade, diga-se de passagem, coloca seu nome novamente à disposição da comunidade para sentar numa das 9 cadeiras da Câmara de Vereadores. 

2 comentários:

Os cometários aqui publicados são de inteira responsabilidade dos autores. Este Blog não se responsabiliza pelos comentários postados pelos leitores, que poderão ser responsabilizados e penalizados judicialmente por abuso do direito da livre manifestação.