sexta-feira, 8 de maio de 2020

Exame confirma primeiro caso de coronavírus em Aurora do Tocantins; caso ocorreu após enfermeiro participar de confraternização




A Secretaria de Saúde do município de Aurora do Tocantins, no sudeste do estado, confirmou, na tarde desta sexta-feira (8), que exame detectou positivo para um morador da cidade.

O homem, de 45 anos, é proprietário de um bar na cidade. 


Ele teve contato muito próximo com um enfermeiro de Campos Belos, cidade vizinha do nordeste de Goiás, que assistiu a um idoso na UPA na cidade. 

O idoso, de 74 anos, morreu dias depois de voltar de uma internação no Hospital de Urgências de Goiânia e não resistir às complicações.

Ele morreu após uma crise respiratória aguda grave.

Em sua folga, o enfermeiro voltou para a casa de parentes em Aurora do Tocantins, onde chegou a participar de uma confraternização durante o fim de semana.

No mesmo domingo foi chamado a fazer o exame, pois suspeitava-se que o idoso tinha morrido em consequência da Covid-10. Dias depois, a suspeita foi confirmada, assim como o exame do enfermeiro que também deu positivo.

Após o resultado, a secretaria de de Saúde de Aurora do Tocantins foi obrigada a rastrear todas as pessoas com quem o enfermeiro teve contato no fim de semana e isolou seis moradores.

Agora, um deles testou positivo para a Covid-19.

Isso mostra, da pior maneira possível, como o coronavírus é altamente contagioso. Muito mais do que mil palavras que escrevemos aqui neste Blog.

Obviamente, a notícia deixou boa parte da comunidade de Aurora, que tem muitos idosos, preocupadíssima.

E não é para menos. Não há remédios e vacinas contra a doença, que pode pegar até no vento.

A única saída são as providências amplamente divulgadas e orar muito, além de tomar decisões baseadas na prudência, na inteligência, na razão e seguindo os ditames da ciência.


A cidade agora registra dois casos notificados: um positivo e outro negativo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os cometários aqui publicados são de inteira responsabilidade dos autores. Este Blog não se responsabiliza pelos comentários postados pelos leitores, que poderão ser responsabilizados e penalizados judicialmente por abuso do direito da livre manifestação.