quinta-feira, 28 de maio de 2020

Câmpus de Arraias (TO) distribui protetores faciais a órgãos públicos da cidade






Um total de 70 protetores faciais foram entregues pelo Câmpus de Arraias a órgãos dos governos municipal e estadual na cidade, que fica na região sudeste do Tocantins. 

A Direção do Câmpus da UFT em Arraias fez a entrega dos equipamentos de proteção individual (EPIs) na última segunda-feira (25). 

Os equipamentos foram distribuídos para as secretarias municipais da Saúde, de Assistência Social, Hospital Regional de Arraias e também para a 1ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM).

Segundo o diretor Tony de Jesus, o Câmpus Prof. Dr. Sérgio Jacintho Leonor tem entre seus valores o respeito à vida e à diversidade, e ainda à valorização das relações institucionais. 

"Adicionados à responsabilidade social que a UFT tem com toda a sociedade tocantinense as ações do Câmpus têm sido permeadas pela busca do desenvolvimento social. 

Neste momento delicado é importante que todas as instituições estejam unidas e alinhadas na preservação do bem mais valioso que temos, a vida. 

Por isso, essa primeira etapa de proteção direta àqueles que estão na linha de frente no combate ao novo coronavírus (SARS-CoV-2) foi a entrega de 70 (setenta) protetores faciais", contou o diretor. Da entrega também participou o vice-diretor do Câmpus, Janeisi Meira.

O prefeito de Arraias, Wagner Gentil, disse estar muito feliz com a doação dos EPIs. 

 “A entrega dos 50 (cinquenta) protetores faciais pela UFT para os nossos servidores da Secretaria da Saúde e da Assistência Social, tem um valor muito grande; reforça a parceria entre a Prefeitura de Arraias e o Câmpus da UFT de Arraias", enfatizou.

A secretária de Saúde, Cleidimar Abreu, agradeceu a doação. “Quero agradecer a parceria da UFT e doação dos protetores faciais para a secretaria e para a Prefeitura Municipal de Arraias. Os protetores serão utilizados pelos funcionários da saúde durante a pandemia”, complementou.

A diretora administrativa do Hospital Regional de Arraias, Lara Rocha destacou a segurança que os profissionais terão com a doação. “O uso do protetor facial é uma medida essencial para a proteção dos servidores do Hospital Regional de Arraias", disse.

O comandante da 1ª CIPM, major Philipe Lira de Carvalho, também agradeceu e ressaltou o ganho em segurança para os policiais militares. 

“Os protetores faciais serão de grande valia para o desenvolvimento de nossa função. São equipamentos que farão com que nossos policiais estejam protegidos, evitando o contato da mão no rosto, na boca e ainda impedir que a saliva seja arremessada ao falar, tossir ou espirrar evitando o contágio do vírus e também para proteger a pessoa que o policial tiver contato".

Os protetores faciais doados são do tipo face shield (modelo transparente, que cobre todo o rosto) e foram produzidos em impressoras 3D por meio do projeto Hígia, no Laboratório de Tecnologias 3D do curso de Ciência da Computação, no Câmpus de Palmas. O projeto é encabeçado pelo professor e pesquisador Warley Gramacho.
Outras ações

O diretor Tony de Jesus elencou ainda outras ações de combate à Covid-19 (novo coranavírus) que estão sendo realizadas de forma articulada no Câmpus de Arraias. 

“Os diversos setores do Câmpus, articulados com seus demais servidores da UFT, preocupados com a saúde psicológica da comunidade vem oferecendo uma série de ações neste período de pandemia no campo da extensão, do ensino e da pesquisa. 

Podemos destacar as palestras, lives com profissionais de diferentes áreas, debates, cursos, entrevistas e outras ações", disse.

Ele ainda frisou que cabe destaque para a arrecadação solidária que ocorre em todos os câmpus da UFT. 

"O Câmpus de Arraias, na primeira fase da arrecadação, conseguiu atender 15 (quinze) famílias vulneráveis, em um total de 79 pessoas, sendo que destas 43 são crianças. Esta ação continua em sua segunda fase já com doações para aquisição de gêneros alimentícios e de higiene”, complementou.

Com informações da UFT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os cometários aqui publicados são de inteira responsabilidade dos autores. Este Blog não se responsabiliza pelos comentários postados pelos leitores, que poderão ser responsabilizados e penalizados judicialmente por abuso do direito da livre manifestação.