terça-feira, 5 de maio de 2020

Avisamos, mas não ouviram e a conta chegou: Campos Belos (GO) confirma mais cinco casos de Covid-19

IML e autoridade já devem se preparar para possível grande aumento de mortes


Há mais de dois meses que temos levado informação à comunidade de Campos Belos e à toda a região do Nordeste de Goiás e Sudeste do Tocantins sobre a letalidade e o alto nível de contágio e propagação do coronavírus.

Todos os dias temos publicado notícias e pedindo providências aos Poderes Públicos e alertando as pessoas para a nuvem negra que se avizinhava. 


Quando a Covid-10 chegou à Europa e à Itália, que praticamente desprezou a doença, avisamos e trouxemos o terrível e aterrorizante extermínio do povo italiano, espanhol e, depois, o americano.

Por que  nós brasileiros seríamos diferentes? Pelo contrário, se somos mais pobres, se não temos hospitais, a tragédia aqui seria cavalar. .

Quando a doença ainda estava em Brasília e em bairros nobres do Rio de Janeiro e São Paulo, dizíamos que aqui ela, a Covid, estava atingido a classe rica, alta e viajada, mas que tinha recursos para se cuidar.

O temor era quando chegasse à população pobre, nas pequenas cidades, que nem UTI tem, nas periferias das grandes capitais. 


Dizíamos que seria um caos; a mortandade de gente seria uma tragédia sem precedentes; gente iria morrer igual a galinha contaminada por vírus. 

Se a Covid não tem vacina, se não tem remédio, se não há hospitais suficientes, nem UTIs e respiradores e dinheiros público e profissionais de saúde também, quais seriam a consequências?

Mas debocharam, apedrejaram, fizeram questão de misturar política, religião e Bolsonaro; tudo no mesmo pacote. 


"Alarmistas; comunista; jornalistazinho querendo botar medo no povo"; palavras duras e incompreensíveis.

Não deram espaço à ciência e à razão. 


Preferiram o dinheiro à imensa quantidade de mortes que ninguém sabe precisar quantas serão.  

Agora a conta chegou e nem padres, pastores, médicos e políticos sabem o tamanho da tragédia que vai se abater sobre nosso povo.

Pois bem, vamos à notícia.

A secretaria municipal de saúde de Campos Belos acaba de divulgar que mais cinco pessoas estão contaminadas na cidade com a Covid-19.

Na semana passada, o caso "01" resultou na morte de um idoso de 74 anos.

Como alertamos, ele deve ter contaminado muita gente por onde passou.


Se viajou de ônibus, contaminou passageiros; se viajou de Goiânia a Campos Belos em carro particular, contaminou todos os passageiros; 

Em casa e no hospital de Campos Belos, com quem teve contato, se não foram tomadas as medidas necessárias, também contaminou quem lhe assistiu.

Ainda de acordo com boletim epidemiológico deste dia 05 de maio de 2020, até o momento, foram realizadas 34 notificações, com 21 casos descartados por critérios clínicos e laboratoriais, 07 casos suspeitos que estão em isolamento domiciliar sendo monitorados pela vigilância epidemiológica e 6 casos confirmados, sendo que um evoluiu para óbito.

Há ainda sete profissionais da saúde afastados: 4 suspeitos e 3 confirmados que encontram-se em isolamento domiciliar monitorados pela vigilância epidemiológica.

A secretaria municipal de saúde, através do núcleo de vigilância em saúde, orienta toda a população que tome as devidas precauções de contato e distanciamento social. 


Qualquer alteração no quadro epidemiológico, será informada em nova nota.

Hoje às 20h, o prefeito Eduardo Terra vai fazer uma “live” e conversar com a comunidade.

E agora, qual a saída?

Um comentário:

  1. Só acho que pra sair fazendo postagem e culpar o povo deve se informar primeiro de como foi o contágio.. não as críticas e sim a conscientização para se cuidarem, como todos já sabem estamos falando de vidas.

    ResponderExcluir

Os cometários aqui publicados são de inteira responsabilidade dos autores. Este Blog não se responsabiliza pelos comentários postados pelos leitores, que poderão ser responsabilizados e penalizados judicialmente por abuso do direito da livre manifestação.