quarta-feira, 6 de maio de 2020

Artigo: Prefeito de Campos Belos ignora condição de "cidade polo" e mantém comércios abertos



Por Nelson Soares dos Santos, do "Observatório Goiano"

O boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde de Campos Belos anunciou, na tarde deste dia 05 de maio, a existência de cinco casos confirmados de Covid-19 e um óbito, em um total de 06 casos. 


Ainda na tarde de 05 de maio, o prefeito fez uma Live e anunciou um novo decreto, entretanto, o decreto pouco diferencia da situação do decreto anterior, salvo o uso obrigatório de máscaras e os cuidados de prevenção. 

Apenas os bares devem continuar fechado por decreto.

Apesar de seis casos confirmados, há rumores de que pode haver mais casos, o decreto é bastante flexível e coloca em risco a disseminação da pandemia, principalmente por que há uma grande parcela da população que ainda está em estado de negação. 

A questão principal é que a cidade de Campos Belos não conta com UTI, e possui poucos respiradores. O local mais próximo de atendimento, seria o Hospital de Campanha de Águas Lindas, Brasília ou Goiânia. 

Considerando que Campos Belos é uma cidade polo, cercada de comunidades rurais com difícil acesso, a situação é no mínimo preocupante, uma vez que a disseminação rápida da pandemia pode levar um grande número de pessoas á morte por falta de atendimento.

Nos comentários, nas redes sociais, enquanto alguns manifestam medo, temor, e preocupação, inclusive com críticas ao prefeito e pedindo para que o isolamento seja endurecido por lei, uma outra parcela, continua em estado total de negação. 

Uns acreditam que quem tem Deus na vida, não pega o Covid-19; 

outros acreditam que é só uma gripezinha, e muitos simplesmente insistem em ignorar o assunto. 

Há denúncias de que, com os bares fechados, muita gente continuou fazendo aglomerações para beber e comer churrasco nos fins de semana.

No Brasil, o número de casos já ultrapassou 100 mil casos, e o número de mortes 7.921 mortes até este momento. Em São Paulo são mais de 3.000 mortos, confirmados oficialmente. 

Mais de 90 mil trabalhadores da área da saúde, foram infectados até agora. Diversos países do mundo, optaram por isolamento total para evitar o colapso do sistema de Saúde, e no Brasil, já seis os estados com o Sistema de Saúde em Colapso. 

Aqueles que negam a existência do Covid-19 no nordeste Goiano precisam entender que o argumento que o número de mortos em relação ao número dos que sobrevivem levam em conta a existência de um sistema de saúde com condições de atendimento. 

E no nordeste Goiano, não há sequer UTI, sendo a mais próxima a 400 km de distância.

Um comentário:

  1. FOI MUITO POUCO MESMO: ELE SÓ CRIOU AS UPAS EM TODO BRASIL,PROGRAMA MAIS MÉDICOS, QUEM MAIS INVESTIU PESADO NO SUS, E NO SAMU AMBULÂNCIAS POR TODO PAÍS, BOLÇA FAMÍLIA, INSTITUTOS FEDERAIS DE ENSINO,UNIVERSIDADES FEDERAIS, ESTATUTO DO IDOSO, MINHA CASA MINHA VIDA, NUNCA INTERFERIU NA POLICIA FEDERAL E MP, NÃO O DESMATOU FLORESTAS, AUMENTO REAL SALÁRIO MINIMO, INDUSTRIA NAVAL, PRE-SAL SÓ TEVE 87% DE APROVAÇÃO QUANDO SAIU DO GOVERNO
    E NO FINAL RECEBEU COMO RECONHECIMENTO 17 ANOS DE PRISÃO QUE POR SINAL 17 É UM NOVO NUMERO APOCALÍPTICO QUE IRÁ SUBSTITUIR O NUMERO DA BESTA 666

    ATT EDIJALDO

    ResponderExcluir

Os cometários aqui publicados são de inteira responsabilidade dos autores. Este Blog não se responsabiliza pelos comentários postados pelos leitores, que poderão ser responsabilizados e penalizados judicialmente por abuso do direito da livre manifestação.