quinta-feira, 30 de abril de 2020

Campos Belos (GO) registra morte suspeita do novo corona vírus


A Secretaria Municipal de Saúde de Campos Belos (GO), nordeste do estado, está investigando a morte de idoso, de 74 anos, ocorrida nesta quarta-feira (29). 

O homem deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade com uma crise respiratória aguda grave, que depois evoluiu para óbito. 

No Brasil, cresceu muitíssimo, muito acima dos registrados em anos anteriores, mortes provocadas por síndrome respiratória aguda. 

Como são poucos os testes feitos para detectar a doença, muitos são registrados sem constar que é Covid-19, já que essa doença mata principalmente por severas complicações nos pulmões e nos sistema respiratório. 

Neste caso de Campos Belos, a Secretaria de Saúde confirmou que mandou para laboratório específico amostras de substâncias da vítima para que fosse feito o exame para confirmar ou negar se o idoso morreu em virtude da Covid. 

Até ontem (29), a cidade de Campos Belos registrou 20 casos notificados, desses, 6 ainda suspeitos, com vítimas em isolamento obrigatório, e 13 foram descartados para o diagnóstico Covid-19. 

Nenhum caso até agora foi confirmado. 

Mas a simples notícia desta morte é grave e gera muita preocupação. 

Se confirmado o caso como consequência do novo coronavírus, significa que ele já circula na cidade, que está situada na região mais pobre do estado de Goiás, com muitas famílias com renda baixa ou baixíssima. 

Para piorar, o hospital público municipal, que recebe inclusive pacientes de outras cidades, não tem UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) e possui apenas pouco aparelhos respiradores. Apenas seis. 

Em caso de necessidade, os pacientes têm que ser evacuados para Goiânia, que também passam por sérios problemas de leitos, em hospitais públicos e privados, em razão da nova doença, que não tem remédio e nem vacinas.

É bem capaz de aqueles pacientes evacuados para as capitais possam morrer na fila à espera de uma UTI. Essa é a grande preocupação. 

Imaginem dez ou quinze pacientes precisando de tratamentos especiais, numa cidade com parcos recursos de saúde?

Por isso, esse Blog vem alertando, desde o início da pandeia, para da nova doença, principalmente na cidades pequenas e em comunidades periférica pobres das grandes capitais.

Deus queira que o resultado desse paciente idoso de Campos Belos (GO) dê negativo. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os cometários aqui publicados são de inteira responsabilidade dos autores. Este Blog não se responsabiliza pelos comentários postados pelos leitores, que poderão ser responsabilizados e penalizados judicialmente por abuso do direito da livre manifestação.