sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Ginásios abandonados no Tocantins revolta população: “Virou dormitório de pombos”, diz morador



Palco de jogos, competições, esperança para esportistas e crianças o Ginásio de Esportes Sólon Póvoa Filho, em Dianópolis, região sudeste do Tocantins, está abandonado. 

Conforme os moradores da cidade, o local não passa por uma reforma há pelo menos 10 anos.

Os moradores contaram a imprensa que o ginásio está desativado desde 2012, aguardando a reforma.

“Atualmente o prédio conta com quatro servidores contratados para limpar e cumprir horário em um local não utilizado, pois seu estado físico não tem a mínima condição para a prática de esportes”.

O Ginásio que poderia ser também um espaço para lazer dos dianopolinos já recebeu por várias vezes, fases regionais dos Jogos Estudantis (Jets), o último em 2012 e já em situação precária.

Ginásio não passa por reforma a pelo menos 10 anos

Revoltados, moradores disseram ainda que já procuraram a Secretaria Estadual da Educação, Juventude e Esporte (Seduc) diversas vezes.

“No inicio de 2017 a população fez um abaixo-assinado com mais de 1.500 assinaturas, que foi protocolado junto à Seduc e a resposta sempre a mesma: está em licitação. Virou dormitório de pombos”.
No último dia 22, o senador Eduardo Gomes assinou, juntamente com o prefeito da cidade, Padre Gleibson e o vereador Mamin do Zorra,  um contrato com a Caixa Econômica para construção do Ginásio de Esportes em Dianópolis, uma obra muito aguardada pela população.

Segundo o governo, o investimento será de quase R$ 1,5 milhão, somado à contra-partida da prefeitura. 

Os recursos foram conseguidos pelo senador Eduardo Gomes, que fez questão de acompanhar a assinatura.

O novo ginásio de esportes será construído no setor Santa Luzia.

Outros ginásios

A situação parece ser a mesma em pelo menos mais dois ginásios do Tocantins.

Segundo uma moradora de Cariri do Tocantins, na região sul do Estado, também relatou que o Ginásio da cidade está desativado, mas possui quadro de servidores trabalhando.

“Parece piada né? Um local desativado com quadro de servidores”, questionou a moradora

O ginásio de esportes de Nova Olinda, na região norte do Tocantins, também estaria sem funcionamento. Moradores disseram que o local está abandonado e apenas a limpeza estaria sendo feita.
O outro lado

A reportagem solicitou oficialmente uma reposta para a Seduc, que administra os ginásios e aguarda uma reposta sobre o assunto.

Com texto da Gazeta do Cerrado 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os cometários aqui publicados são de inteira responsabilidade dos autores. Este Blog não se responsabiliza pelos comentários postados pelos leitores, que poderão ser responsabilizados e penalizados judicialmente por abuso do direito da livre manifestação.