terça-feira, 30 de abril de 2019

Aeronave Asas da saúde socorre paciente com problemas respiratórios em Posse (GO)






O serviço de transporte de urgência e emergência de longa distância do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) foi acionado, na manhã desta terça-feira (30), para atender uma ocorrência no município de Posse, localizado acerca de 520 km de Goiânia.

Os socorristas foram encaminhados para realizarem o transporte de um paciente com problemas respiratórios graves. 


Segundo a corporação, o paciente transportado possui câncer e foi transferido para um hospital especializado em Goiânia.

 O avião já prestou cerca de dez atendimentos, especialmente na Semana Santa que se estendeu ao longo dos dias 14 a 20 de abril.

O deputado Paulo Trabalho (PSL) é um dos representantes do município atendido na Assembleia Legislativa de Goiás. Ele já apresentou projetos de Lei e requerimentos no intuito de dar celeridade ao socorro dos moradores do nordeste goiano. 


O parlamentar acompanhou a decolagem da equipe na manhã de hoje.

“O avião Asas da Saúde é uma parceria dos Bombeiros com o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Quero agradecer ao governador Ronaldo Caiado (Dem), a bancada de deputados federais e também ao vice-governador Lincoln Tejota (Pros). 


Esse é um compromisso que assumimos e hoje é uma realidade para o Estado de Goiás”. Disse Trabalho em vídeo publicado nas redes sociais.

O serviço de atendimento de longa distância por aeronave foi lançado durante a passagem do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, por Goiânia no início do mês. 


O serviço busca socorrer pacientes que precisam de atendimentos em Goiânia e estão localizados em regiões mais distantes do Estado. 

A intenção é dar celeridade ao transporte que normalmente é realizado via ambulância.

À época, o secretário Estadual de Saúde, Ismael Alexandrino Júnior, disse explicou que inicialmente a equipe contará com um avião e um helicóptero para socorro das vítimas.

As aeronaves disponibilizadas a equipe de socorristas são: um helicóptero modelo A119MKII e um bimotor Seneca 3. 


Ambos são equipados com monitor paramédico, bombas de infusão, aspiradores elétricos, oxímetro, respirador e outros recursos fundamentais para a prestação de socorro durante o deslocamento.

Fonte: Jornal Opção 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os cometários aqui publicados são de inteira responsabilidade dos autores. Este Blog não se responsabiliza pelos comentários postados pelos leitores, que poderão ser responsabilizados e penalizados judicialmente por abuso do direito da livre manifestação.