quarta-feira, 10 de junho de 2015

Corpo de Bombeiros arrecada taxas em Campos Belos, mesmo sem ter unidade no local


Por Jefferosn Victor, 

Há cerca de três anos, os comerciantes de Campos Belos foram surpreendidos com a visita do Corpo de Bombeiros de Goiás, do quartel de Posse (GO), com a finalidade de exigir extintores nos pontos comerciais e para isso, emitem um boleto com fins de arrecadação para custear o grupamento daquela localidade.

Nos anos seguintes, periodicamente, voltam aqui para conferir a validade dos extintores e  pelo serviço cobram o valor de R$ 86,77, a título de vistoria e funcionamento.

Sabemos da importância do trabalho preventivo exercido pelos Bombeiros, porém não achamos justo que se cobre uma taxa no município em benefício de uma outra localidade, no caso Posse.

O questionamento que todos fazem é no caso de um incêndio, por exemplo, que os Bombeiros levariam no mínimo quatro horas para deslocarem de Posse a Campos Belos, certamente viriam apenas para fazer a perícia e o relatório, nada mais que isto.

Segundo informações que correm pela cidade, o dinheiro arrecadado é para manutenção da frota e parte das despesas com o batalhão instalado em Posse, a mais de 200 km de Campos Belos.

Já que Posse usufrui dos trabalhos do Corpo de Bombeiro em sua totalidade, que então as despesas fossem rateadas entre comerciantes e prefeitura daquela localidade.

Sabemos que há interesse por parte do MP de se construir uma unidade do Bombeiros em Campos Belos, mas não há recursos disponíveis, teria que ser no modelo usado para construção do IML, onde promotores, comunidade se uniram para realização da obra.

Estimamos que em Campos Belos haja mais de 500 estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, o que daria uma arrecadação inicial em torno de 45 mil, e como há espaço suficiente para construção ao lado do IML, já seria um grande começo.

Não sabemos se há respaldo jurídico para isto, mas não custa nada o Ministério Público ver esta possibilidade, desta forma estaríamos pagando por um serviços que possa nos beneficiar através de trabalhos preventivos e ocasionalmente outros serviços prestados pela corporação.

4 comentários:

  1. Resumindo...torça para nunca ver seu negócio/casa queimando até virar cinzas. Pois é isso que irá acontecer se algum incêndio surgir. Mas prepare o seu bolso, eles virão. Ano após ano. Hoje mesmo vi uma caminhonete linda do corpo de bombeiros passeando pela cidade. Tive certeza que a temporada de caça estava aberta. Lamentável. Cidade que não tem comando é assim mesmo. As autoridades não governam para o povo e sim para si mesmas.

    ResponderExcluir
  2. Resumindo mais ainda! Vc Jeferson Victor pede ao MP para novamente agir como gestor, tanto na esfera Estadual, como Municipal, ou seja executar obras no Municipio de Campos Belos. Fica aqui uma pergunta: O Prefeito Ninha diz que é amigo do Vice Governador Eltinho, não seria bom pedir a eles, ou seja exigir uma posição em favor dos comerciantes? Ou vc acha que tanto o Ninha, quanto o José Eliton não tem nada a ver com isso?

    ResponderExcluir
  3. Taxa inescrupulosa, arrecadada exclusivamente para a associação do corpo de bombeiros e militares para desfrute dos mesmos, as vistorias são cobradas através de impostos e demais tributos. Creio que o corpo de bombeiros seja uma instituição em pró da segurança coletiva, sem fins lucrativos, certamente os veículos utilizados sejam fornecidos pelo Governo Estadual e as vezes até Municipal, bem como o combustível, uniformes, equipamentos e alimentação. Indiretamente bancados por Todas pessoas física ou jurídica que custeia este País bi-tri-ou mais tributariamente.

    ResponderExcluir
  4. Sr. Anônimo do segundo comentário.
    Eu faço minha parte, vejo o que está errado e procuro de alguma forma externar o problema, porém não possuo nenhum mandato ou cargo de magistratura, os questionamentos que você faz, podem ser feitos diretamente a essas pessoas. As redes sociais são ferramentas importantissimas, faça seus questionamentos através delas ou diretamente através de oficio, infelizmente eu não tenho o poder da decisão, cabe a cada cidadão cobrar aquilo que achar conveniente. Eu sozinho não consigo ir tão longe.

    ResponderExcluir

Os cometários aqui publicados são de inteira responsabilidade dos autores. Este Blog não se responsabiliza pelos comentários postados pelos leitores, que poderão ser responsabilizados e penalizados judicialmente por abuso do direito da livre manifestação.