quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Crise política e representativa: após vários episódios, povo de São Domingos começa a discutir saídas para o município


Por Cleiton Gonçalves,

Olá pessoal, tivemos uma intensa troca de ideias, pelo WhatsApp, no grupo “salve São Domingos”, para uma eventual administração de São Domingos. 

De início, quero dizer que não sou candidato, uma vez que nem em período eleitoral estamos. Porém, como sempre estou à disposição para tudo, dentro das minhas possibilidades, e se for a vontade dos nossos munícipes e correligionários, Eu não teria resistência a uma eventual candidatura. 

Na ocasião fui questionado sobre algumas propostas e, como dominicano e, que reside aqui em São Domingos, NADA CONTRA QUEM MORA FORA, POIS COMIGO NÃO FOI DIFERENTE, apresento algumas sugestões que, podendo ser melhoradas, não hesitaria em colocar em prática sendo prefeito.
A mensagem não é destinada somente ao formulador da pergunta, mas aos demais amigos e interessados.

Quanto ao secretariado, vejo que o detentor da pasta, deve ter perfil para o cargo ao qual for nomeado, POIS HAVERÁ METAS À SEREM CUMPRIDAS. 

Muito pouco a possibilidade de êxito, de uma pessoa que frente a uma pasta, não conhecer teoria e prática daquela área que se titular. Portanto, penso que para secretária e diretoria se analisa o perfil e, não sigla partidária ou família. O compromisso é muito sério, é dinheiro e tempo do povo.

Atendendo ao questionamento feito por Carlos de Oliveira – propostas para agricultura (e aí, pecuária). Carlos, nosso município é um potencial para a agricultura. O agronegócio a meu ver é o carro chefe. 

O secretário deve mapear todos os nossos produtores, apresentando o perfil de cada um; Precisamos estabelecer parceria com a secretaria estadual, a fim de que suas Agências possam acompanhar sistematicamente nossos produtores e a partir daí a administração implementar ações que atenda a todos principalmente os de subsistência; 

Hoje não produzimos hortaliças o suficiente para atender a nossa demanda, enquanto temos potencial para exportar (Barreiras, Luiz Eduardo-BA e CEASA DF e Goiânia), devemos implantar o cinturão verde, pois temos áreas propícias, água e energia- não é temos ações para tanto; Temos que estreitar o relacionamento com o sindicato dos produtores rurais, para que este auxilie aos nossos produtores, para que organizem sua documentação e se habilitem ao FCO.

(presidente atual Orcino Jr, meu amigo), O governo do estado de Goiás conseguiu destinar 10% dos recursos deste fundo para o nordeste goiano (algo em torno de 200 mil reais) por ano, porém desorganizados não teremos acesso a este programa e, essa é uma oportunidade do agronegócio expandir em nosso município; 

Precisamos fomentar a implantação de granjas pois estamos muito perto de um dos maiores produtores de milho do mundo, que é o Oeste Baiano, e não pode ser diferente no confinamento e na piscicultura para consumo local e exportação, estamos dividindo o centro-sul com o nordeste. 

Temos viabilidade para isso; É preciso favorecer a instalação de câmaras esfriadoras de leite, temos contato direto com o pessoal do leite Piracanjuba, com isso a produção do produto aqui será alta. Somos o segundo maior rebanho bovino da região. 

À nossa frente só Flore de Goiás; A região do Jacu ao Paranã é extremante favorável à agricultura (milho, soja e algodão) e, hoje é ocupada com criação de gado. Experiências em dois anos mostrou que o custo benefício no cultivo de lavouras é muito superior ao oeste baiano e, pelos contatos que tenho com os produtores do oeste baiano há mais de doze anos prestando serviços, já recebi dois grandes produtores em minha residência (inclusive um é americano), interessados em adquirir áreas de terra para intensificar o cultivo de lavouras. 

Observa-se que onde se cria 3.000 bois, absorve a mão-de-obra de 3 ou 4 trabalhadores, enquanto que na mesma área com lavouras absorve-se a mão-de-obra de 150 a 200 trabalhadores, desde ao escritório ao tratorista. Temos que articular a vinda de grandes produtores, para que, somados aos que temos, impulsionemos a produção agrícola e, assim, aumentar a nossa densidade demográfica e, com isso desenvolvimento. 

É possível!!! O mercado aquece, gera renda e emprego, o caminhão entra, o mercado vende para o restaurante, a auto peça, o borracheiro, o mecânico e aí vai. Paro por aqui, mas temos mais. Podemos conversar. Gosto de opiniões. Estou à disposição. Abraços

14 comentários:

  1. Finalmente apareceu alguém com propostas reais e viáveis para São domingos.ficar em facebook batendo palmas,dizendo que apoia isto é aquilo é postando fotos da cidade não é suficiente para mudar esta corrupção toda da cidade. Digitar no computador que podem contar comigo com minha família com meu papagaio é fácil. Mas vai fazer o que mesmo??agora discutir ideias como está fazendo o Cleiton e outra história. Se Deus permitir e o TRE resolver sair de cima do processo de cassação, nossa cidade vai ter outra eleição e espero que a banda podre seja de uma vez por todas expulssa de nosso paraíso!!

    ResponderExcluir
  2. Por acaso, o Cleiton GONÇALVES tem algum grau de parentesco com o "Dr. Gervásio GONÇALVES???"

    ResponderExcluir
  3. Parabéns a exsecretaria Julia chaves pelos seus comentários sempre inteligentes e ponderados. Mostra a preocupação com dias melhores para sao domingos sem a participação desses dois grupos políticos viciados e carcomidos que so pensam no interesse de si mesmos e se lasque o povo. Esta passando da hora de surgir uma terceira via na nossa política que nao tenha vinculo com essa corrupção nojenta

    ResponderExcluir
  4. Só perguntei se o rapaz, por ter o sobrenome GONÇALVES, tinha algum grau de parentesco com o Dr. Gervásio Gonçalves. rsrs.... só isso. rsrs.... mas não publicaram aqui a minha pergunta... pois é.... engraçado..... lá no blog do Antonio Carlos já mudaram até o sobre nome do Cleiton Gonçalves, para Cleiton Martins..... é.... pois é......

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Cleiton por apresentar estas idéias para nossa cidade. Pode estar certo que o povo que quer o bem da cidade esta contigo. Vamos mudar a cara de São Domingos fazer uma cidade limpa e honesta. Sugiro até um símbolo uma vassoura. Para varrer a sujeira de São Domingos de volta para onde nunca deveria ter saído.

    ResponderExcluir
  6. Cleiton uma pergunta: o que você acha dos cargos comissionados? Vc vai dar emprego para o pessoal que te apoiar?a prefeitura vai continuar a ser um cabide de emprego para quem não quer trabalhar. Claro que tem gente seria trabalhando na prefeitura mas todo mundo conhece as exceções

    ResponderExcluir
  7. Cleiton se voce for prefeito vai continuar a bancar o combustível da galera que viaja para goiania e brasilia?

    ResponderExcluir
  8. Cleiton se vc for prefeito vc vai morar em Brasília e dar uma procuração para sua esposa administrar a cidade?

    ResponderExcluir
  9. Cleiton se você for prefeito vai deixar de pagar os motorista do transporte escolar?

    ResponderExcluir
  10. Mais uma da série pergunte ao Cleiton:

    Cleiton se você for prefeito vai deixar a cidade sem decoração de Natal e a prainha na escuridão?

    ResponderExcluir
  11. Cleiton, se você for prefeitovai continuar cobrando da população para que se possa jogar bola no ginásio que é do povo?

    ResponderExcluir
  12. Já questionaram, mas tb questionarei:
    Você vai colocar o antigo grupo político de volta?
    Por Deus... não fassa isso.

    ResponderExcluir
  13. Os caras que mandam e que querem mandar em São Domingos morrem de medo das pessoas da cidade que tiveram que se mudar para estudar, trabalhar e construir suas vidas. Dizem que são almofadinhas, que não conhecem o município, que não conhecem as pessoas, tentam depreciá-los a qualquer preço.
    Esse povo é tão desrespeitoso que não têm coragem de assumir a culpa no atraso da cidade, deixaram a cidade acabar, mas só reclamam na época em que a oposição assume, no restante do tempo, ficam cegos e mudos.
    Esse poder tem que mudar de mãos, ou a cidade vai acabar de vez.
    NÃO QUEREM MUDAR NADA ALÉM DOS CHEFES!

    ResponderExcluir
  14. Nós saímos de São domingos em busca de melhores oportunidades mas amamos nossa cidade. Muitos de nós somos advogados médicos engenheiros mas também donas de casa vendedores, operários e temos em comum a vontade de ver nossa cidade de coração se desenvolver. Chegou a hora de ajudarmos nossa cidade a mudar. Vamos fazer um grande movimento pelo resgate de nossa honra de dominicanos e provar que os envolvidos com escândalos e corrupções não representam os dominicanos de coração.nao fiquem com ciúmes e com inveja.queremos o bem só isso

    ResponderExcluir

Os cometários aqui publicados são de inteira responsabilidade dos autores. Este Blog não se responsabiliza pelos comentários postados pelos leitores, que poderão ser responsabilizados e penalizados judicialmente por abuso do direito da livre manifestação.