terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Arraias:barragem no Rio Bezerra transborda e produtores ficam ilhados


A vazão dos rios Bezerra e Carvalho que banham o município de Arraias, na região Sudeste do Estado, estão com vazão acima da média devido ao volume de chuvas que vem caído há seis dias seguidos na região. 

Domingo uma barragem formada pelos mananciais apresentou risco de rompimento, após transbordar. 

Com as cheias dos rios a comunidade ribeirinha formada por pequenos produtores rurais, teve as casas invadidas pela água e ficou ilhada.

Ontem uma força-tarefa foi formada para tentar esvaziar o reservatório da barragem que é utilizada por uma fábrica de fertilizantes. 

Conforme a Polícia Militar (PM), uma retroescavadeira está sendo empregada no serviço de defluência do reservatório. 

Cerca de dez famílias de ribeirinhos já foram retiradas do local. A Coordenação Estadual da Defesa Civil já está prestando assistência atuando no caso.

Segundo boletim de alerta divulgado hoje pela Defesa Civil Estadual, o nível do Rio Tocantins também sofreu alteração devido ao grande volume de chuvas nos últimos dias. 

O alerta emitido visa garantir a segurança de ribeirinhos, especialmente, nas proximidades das Usinas Hidrelétricas de São Salvador, Peixe, Lajeado e Estreito. 

Ainda de acordo o boletim, já está sendo realizado monitoramento da vazão dessas usinas a fim de se evitar incidentes. 

Fonte: Jornal do Tocantins 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os cometários aqui publicados são de inteira responsabilidade dos autores. Este Blog não se responsabiliza pelos comentários postados pelos leitores, que poderão ser responsabilizados e penalizados judicialmente por abuso do direito da livre manifestação.