quarta-feira, 18 de agosto de 2010


O nome Jalapão vem de uma trepadeira chamada Jalapa-do-Brasil.

As dunas cor-de-cobre movimentam e transformam a região, a sudeste Estado do Tocantins, revelando os mistérios do grande ciclo da vida.

O Jalapão é constituído pelos municípios de Ponte Alta do Tocantins, Mateiros, São Félix do Tocantins, Novo Acordo e Lizarda.

Visitar a região do Jalapão requer muita disposição para dirigir por cerca de 600 km em estradas de terra.

Distante 260 km de Palmas, capital do estado, ou 200 km de Campos Belos, última cidade de Goiás na rota Palmas-Brasília,  o Jalapão oferece condições excepcionais para a observação da natureza e para o turismo de aventura. 

As chapadas imponentes, formações de relevo curiosas, são desgastadas pelo vento minuto após minuto e sedimentam suas areias no solo local. Daí vem o deserto do Jalapão.

No que diz  respeito aos recursos hídricos, a região do Jalapão está inserida na Bacia Hidrográfica Araguaia - Tocantins.


São praias de areias claras e águas límpidas no rio do Sono, rio Novo e vários ribeirões que brotam das nascentes entre as matas e campos. 

Em um breve passeio é possível apreciar no Jalapão, praias, cachoeiras, conjunto de montanhas, lagos e dunas, paisagens que só vendo para crer.

Entre os principais rios destacam-se: Sono, Balsas, Novo, Galhão, Prata, Soninho, Vermelho, Ponte Alta, Come Assado, Frito Gordo, Caracol. 



A região conta ainda com uma grande quantidade de nascentes formadoras de caudais, águas borbulhantes, também chamadas de "fervedouro" ou "frevedouro" pela população local. 
Alguns lugares são imperdíveis: Dunas, Cachoeira da Velha, Cachoeira do Formiga, Rio Vermelho e Fervedouro.

Lá também a quantidade de pessoas  é mínima. A densidade demográfica é de 1,3 habitantes por quilômetro quadrado e só não é menor que na Amazônia.

Qualquer pessoa pode passar dias sem ver outra. 

Está na hora de você conhecer. 


Com informações de sites de turismo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os cometários aqui publicados são de inteira responsabilidade dos autores. Este Blog não se responsabiliza pelos comentários postados pelos leitores, que poderão ser responsabilizados e penalizados judicialmente por abuso do direito da livre manifestação.