segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

Alegria e segurança marcam o fim de semana de carnaval em Arraias (TO)





Que o carnaval de Arraias, sudeste do Tocantins, é um dos melhores e mais seguros do Tocantins, isso ninguém duvida.

Parte dessa tranquilidade se deve à ação da Polícia Militar do Tocantins, que aprendeu a lidar com o folião.

Diferentemente do jeito truculento que os militares utilizam em outros cantos do país para conter a multidão - uma abriga ou mesmo para controlar o fluxo de pessoas e veículos-, em Arraias os militares desenvolveram uma cultura de amizade e paz com o folião.

Na festa, salvo raríssimas pessoas, todos têm os militares como uma proteção e parte integrante para o bom andamento da festa de momo, que neste ano tem arrastado milhares de foliões.

Durante os quatro dias, foliões saem às ruas da cidade molhando quem encontram pela frente. 

A brincadeira é acompanhada por tocadores de sanfona e zabumba, entoando antigas marchinhas carnavalescas. Uma preciosidade. 

No entrudo, que é uma marca da cultura arraiana, o clima do molha-molha é geral, mas com muito respeito e paz.

Parte dessa tranquilidade se deve à Polícia Militar.

Neste ano, por exemplo, foi montada pela PM a “Operação Carnaval 2020”, que teve início na última sexta-feira, 21, e vai até a próxima terça-feira, 25, em todo Tocantins.

A operação conta com o emprego do efetivo administrativo e operacional de todas as Unidades, no reforço do policiamento das diversas cidades do estado, especialmente naquelas onde ocorrerão festividades de carnaval.

Ao todo, são 1.850 policiais militares empregados nas cinco noites em todo o Tocantins. 

Destes, serão movimentados 115 militares da capital para reforçar o interior. 

Todas as noites, 350 policiais atuarão em serviço extra, exclusivamente no circuito de carnaval em todo Estado. 

O Policiamento ordinário das viaturas será mantido sem alterações.

A ação tem o objetivo de prevenir e coibir ações praticadas por infratores da ordem pública,  proteger o patrimônio, garantir a segurança, o bem-estar, a tranquilidade social e garantir o pleno exercício da cidadania, nestes dias de festa.

Em Arraias, a PM está realizando policiamento a pé e motorizado nos locais onde houver aglomeração de pessoas durante a folia, bem como, realização de blitz e abordagem em pontos das cidades (perímetro urbano e rural), com a finalidade de intensificar a presença, transmitindo à população um aumento da sensação de segurança e a redução dos índices de ocorrências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os cometários aqui publicados são de inteira responsabilidade dos autores. Este Blog não se responsabiliza pelos comentários postados pelos leitores, que poderão ser responsabilizados e penalizados judicialmente por abuso do direito da livre manifestação.