segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Governo de Goiás trabalha para recuperar pontes e bueiros no Nordeste goiano


Buscando a melhoria da infraestrutura rural no interior do Estado de Goiás, equipes da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) percorreram municípios cortados pelas GO 116 e GO 114 para realização de visita técnica relacionada ao projeto de recuperação de pontes e bacias. 

A ação faz parte da execução do planejamento traçado na proposta voluntária apresentada pela Seapa e aprovada em dezembro de 2019 pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), que liberou recursos de R$ 3 milhões voltados para benefício da população.

As melhorias serão realizadas entre São João da Aliança e Flores de Goiás, região com a maior área de assentamentos do Estado de Goiás e com alta densidade populacional, além de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). 

Foram vistoriadas 30 pontes de madeira, todas em médio ou ruim estado de conservação, com algumas exceções. Entre as duas cidades, numa distância aproximada de 60 quilômetros, há um total de 45 pontes. 

“Quando chove na região, a população rural fica ilhada, tornando impossível o escoamento da produção. 

O projeto foi apresentado com o objetivo de melhorar as condições estruturais, proporcionando um desenvolvimento econômico e também social para os produtores ali instalados”, comenta o gerente de Infraestrutura Rural da Seapa, Alexandre Bernardes.

Foram realizadas também reuniões com os engenheiros e técnicos responsáveis pela terraplanagem de manutenção das rodovias pavimentadas da região, com a cobrança de melhorias na conservação do leito viário. 

A prefeitura de Flores de Goiás dispõe de dois caminhões e duas retroescavadeiras cedidas pela Seapa, por meio de contrato de concessão, resultado de emenda parlamentar da bancada federal e de contrato de repasse de patrulha mecanizada estabelecido entre governo estadual e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para auxílio nos trabalhos de melhorias nas áreas rurais. 

“Encontramos as pontes em um estado de conservação parcial, necessitando melhorias voltadas para trafegabilidade. 

Apesar do empenho dos governantes locais em cuidar das estruturas, é preciso um apoio e suporte técnico e operacional para que isso se concretize”, enfatiza Vitor Hugo Antunes, gerente de Agricultura Irrigada da Seapa.

Com a aprovação da proposta, os próximos passos são licitar e implantar o plano de recuperação para contratação de empresa que possa realizar o serviço na região. 

O início das operações deve ocorrer no período de estiagem, entre junho e setembro de 2020. 

A Secretaria faz estudos para apresentação de projetos semelhantes voltados a outras regiões do Estado.

De acordo com o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, todo esse acompanhamento e trabalho visam garantir benefícios não somente aos produtores rurais, mas também à população dos municípios.

“É fundamental permitir o acesso, com segurança, às pessoas que precisam trafegar entre as zonas rural e urbana. 

O Governo de Goiás atua para proporcionar essas melhorias e possibilitar que a produção possa ser escoada, movimentando a economia dos municípios e do Estado, e garantir o direito de ir e vir de todos”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os cometários aqui publicados são de inteira responsabilidade dos autores. Este Blog não se responsabiliza pelos comentários postados pelos leitores, que poderão ser responsabilizados e penalizados judicialmente por abuso do direito da livre manifestação.