sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Quatro estudantes da Regional de Arraias (TO) são semifinalistas na Olimpíada de Língua Portuguesa




A Diretoria Regional de Educação de Arraias tem se destacado no ano de 2019, com resultados muito expressivos no tocante à participação nos diversos concursos e premiações. 

Como exemplo, de 14 professores e 14 estudantes selecionados na Olimpíada de Língua Portuguesa no Estado do Tocantins, quatro professores e quatro estudantes de escolas jurisdicionadas à DRE de Arraias são semifinalistas na referida Olimpíada e estão participando nos meses de outubro e novembro de oficinas em São Paulo. 

Os estudantes foram selecionados em 3 categorias diferentes da Olimpíada e os professores orientadores também participam das excursões educativas.

A estudante Allanis Stephani Carvalho e a professora Alessandra Barbosa Silva Resende, do Colégio Militar Unidade IV Jacy Alves de Barros, já participaram da viagem. 

Com a seleção de uma crônica, elas foram a São Paulo, entre 23 e 25 de outubro, para a oficina regional, para troca de experiências.

Alannis contou que a participação e premiação foram importantes para sua formação. “Escrever sobre o lugar em que vivo fez com que prestasse mais atenção em cada detalhe de minha cidade. 

Participar da Olimpíada foi um momento mágico na minha vida, conheci e convivi durante 3 dias com pessoas de todos os cantos do País. Com certeza, essa experiência marcará para sempre a minha vida”, detalhou.

Já a professora Alessandra destacou a importância de incentivar a participação dos estudantes nessa competição. 

“Esse programa é responsável por transformar a vida de alunos e professores, pois, através das experiências vivenciadas neste período, reafirmamos o poder transformador da leitura e da educação. É fantástico poder conviver e trocar experiências com tantas pessoas, de todas as partes do Brasil, cada uma com seu sotaque, suas vivências e saberes”, frisou.

Allanis teve seu trabalho classificado para a etapa final da olimpíada. O resultado final será divulgado na primeira semana do mês de dezembro.

Produções Textuais

No gênero textual Memórias Literárias, os semifinalistas são Gabriel Antônio de Moura, orientado pela professora Samara Gonçalves Lima, do Colégio Militar Unidade IV Unidade IV - Jacy Alves de Barros, de Arraias; e Laise Gabrielly Soares Carvalho, com a professora Poliana Gonçalves da Cruz, da Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Combinado. Eles já estão em viagem, iniciada no dia 28 e com término hoje, dia 30 de outubro.

Já com o gênero artigo de opinião, a representante é Ioneide Ferreira de Souza, que foi orientada pela professora Elaine Cardoso de Souza, do Colégio Estadual Profª Joana Batista Cordeiro, de Arraias. A viagem delas será no dia 17 de novembro.

Allanis escreveu a crônica ‘Operação Cinderela’; Laise participa com o texto ‘Acordando as memórias daquela cidadezinha’; Gabriel com ‘Uma Fênix em minha Vida’, e Ioneide com o artigo ‘A Poluição dos rios no Mimoso: Tudo vale a pena em nome do progresso?’.

O Diretor Regional de Educação de Arraias, Leonardo Victor dos Santos, destacou que esses resultados são reflexos da qualidade do trabalho da equipe da Diretoria. 

“É preciso reconhecer e valorizar sempre a qualidade das orientações e o empenho dos profissionais da DRE e das escolas na participação nas Olímpiadas, concursos e demais premiações. Historicamente, somos destaques com as escolas, professores e estudantes premiados em nível estadual e nacional”, pontuou.

Já a assessora da área de Linguagens da DRE e coordenadora da OLP, Elza de Fátima, destacou o empenho dos professores. 

“É muito gratificante colher os frutos do trabalho realizado, pois foi feito um grande empenho para acompanhar os professores desde a fase da inscrição, na oferta de formação e principalmente no incentivo para realização das oficinas escolares”, finalizou.

Olimpíada

A Olimpíada tem o objetivo de melhorar o ensino e a aprendizagem da leitura e da escrita, e promover formação para professores que lecionam língua portuguesa. 

É uma realização do Itaú Social, com a coordenação do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), Programa Escrevendo o Futuro, com a parceria do Ministério da Educação.

Esta é a 6ª edição e representa um reforço para a valorização e a interação dos alunos com o seu território, e propõe o tema ‘O lugar onde vivo’. 

A intenção é que os estudantes observem o lugar onde residem, aprofundem o conhecimento sobre sua realidade e estreitem laços com a comunidade.

Um comentário:

  1. Thank you very much for seeing good information.
    Thank you very much for seeing good information.

    ResponderExcluir

Os cometários aqui publicados são de inteira responsabilidade dos autores. Este Blog não se responsabiliza pelos comentários postados pelos leitores, que poderão ser responsabilizados e penalizados judicialmente por abuso do direito da livre manifestação.