quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Descobrimos uma cachoeira impressionante que rouba a cena na Chapada dos Veadeiros







Buscando fazer uma imersão no turismo de Goiás, a equipe Curta Mais partiu mais uma vez para a região da Chapada dos Veadeiros. 

Fomos em busca de achados e paisagens incríveis com o intuito de trazer todas as informações, dicas e fotos para que você possa se organizar e planejar uma visita à esse paraíso, que é motivo de orgulho para todos os goianos. 

Várias atrações fazem da região da Chapada dos Veadeiros um dos lugares preferidos para os amantes do ecoturismo. 

Dessa vez descobrimos um verdadeiro pedaço do paraíso, ainda pouco explorado na região e que reserva belas paisagens. Trata-se da incrível e imponente Cachoeira do Cordovil, com um poço lindo para relaxantes banhos e vegetação muito preservada, que reserva belas paisagens.

A Cachoeira do Cordovil fica no Santuário de Vida Silvestre Fazenda Volta da Serra, localiza-se no município de Alto Paraíso de Goiás a 440 km de Goiânia e a 250 km de Brasília.

FAZENDA VOLTA DA SERRA

O nome Fazenda Volta da Serra remete a volta que se dá na Serra da Boa Vista para chegar na sede da propriedade, que servia antigamente de ponto de pouso de tropeiros da região. A Fazenda é um novo atrativo na Chapada dos Veadeiros, abriu recentemente para visitação, em torno de um ano.

Além da Cachoeira do Cordovil, o local também conta com outras atrações, como a Cachoeira do Rodeador e o Poço das Esmeraldas. 

As três cachoeiras, somadas a Fazenda Mata Funda e o Morro do Buracão, formam um cinturão verde que, além de guardar a nascente do rio São Miguel e preservar o entorno de diversas cachoeiras, protege inúmeras espécies da fauna e da flora do cerrado brasileiro.

Suas terras são bordadas pelas águas dos rios São Miguel e Cordovil, entre outros córregos afluentes, como o Tamboril. Durante o dia, avista-se a encantadora Serra da Boa Vista e as araras.

Além de todo trabalho de preservação que a fazenda mantém, a Fazenda Volta da Serra tem sua parte de produção de café, frutas orgânicas, apicultura e meliponicultura com mel. Os produtos são comercializados na Fazenda e nos Empórios da cidade.

A Fazenda dispõe de uma estrutura completa para receber os visitantes. Você pode encontrar área de camping, com apoio de banheiros e cozinha, chalés, com cozinha completa, freezer e frigobar.

TRILHA

É possível realizar a trilha sem guia. Na portaria eles indicam o início da trilha que é toda bem marcada e sinalizada. Lá existem três atrativos: a Cachoeira do Rodeador, o Poço das Esmeraldas e a Cachoeira do Cordovil, nessa ordem crescente de distância. A trilha é panorâmica, decorada com várias flores exuberantes e plantas nativas em uma caminhada plana no meio da vegetação do cerrado brasileiro, que em sua maioria podem ser feitas a pé ou de bicicleta (com a opção de alugar a bike no local), até um certo ponto antes da Cachoeira Cordovil.

CACHOEIRA DO CORDOVIL

A trilha para o Cordovil é de nível fácil a média, limpa e sem muitas subidas em sua maioria, é tranquila, somente ao se aproximar, nos últimos 314m, que exige mais de esforço, a trilha segue a beira do Rio Cordovil encima das pedras do leito. 

Vale o esforço extra, ainda mais considerando que há dois pontos de parada para banho no meio do caminho. A distância da trilha a partir do estacionamento até a Cachoeira do Cordovil é de 4,165 Km (Ida).

Cachoeira do Cordovil: é uma cachoeira grande e imponente, com uma queda de água de 44 metros e um belo poço com uma profundidade em torno de até 3 metros. 

O interessante no meio do poço, bem em frente a queda, é uma pedra que serve como uma "espécie de banco" que você pode nadar até ela, sentar e sentir a névoa de vapor refrescante que é formada pela queda d’água.

O local é ótimo para tomar banho, tanto para as crianças quanto os adultos, com um grande e belo poço, onde há pontos mais rasos e outros mais profundos tornando-se uma atração imperdível, o cenário é um show à parte.OMO CHEGAR

Este paraíso de vida silvestre localiza-se na rodovia estadual GO-239, trecho que liga o distrito de São Jorge, município de Alto Paraíso no Km 72 - a 8 Km de São Jorge e a 27 Km de Alto Paraíso. 

O asfalto passa em frente a sua porteira onde tem uma placa de identificação, daí é só seguir por 3 km de estrada de terra, até a sede da fazenda, onde você poderá fazer o pagamento para a entrada e receber algumas instruções.

Aqui vão algumas dicas para você aproveitar essa experiência com precaução:

-Use calçados apropriados.
-Leve água, repelente, chapéu e filtro solar.
-Leve lanches para poder ficar um tempo maior.
-Uma pequena mochila é suficiente para o passeio. Evite pesos desnecessários.
-Não deixe lixo no local, não faça fogueiras.
-Respeite a natureza

Fonte e texto: Curta Mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os cometários aqui publicados são de inteira responsabilidade dos autores. Este Blog não se responsabiliza pelos comentários postados pelos leitores, que poderão ser responsabilizados e penalizados judicialmente por abuso do direito da livre manifestação.