segunda-feira, 4 de novembro de 2019

Conquista: Da rua do "Lixão" para a UnB




Amanda Oliveira, filha da ex-catadora de latinhas Dona Edelzuita Jesus dos Santos, conhecida popularmente em Campos Belos (GO) como "Baiana da rua do lixão", acaba de passar em um mestrado da UnB (Universidade de Brasília).

Após finalizar o curso de letras e Pós-Graduação pela UEG, em Campos Belos (GO), a jovem irmã caçula da professora e líder comunitária Samantha Jesus conseguiu, agora em outubro, o tão sonhado mestrado.

Foi luta. 

Só quem passou pelo caminho, sabe dizer como ele é cheio de espinhos.  

De família humilde, Amanda Oliveira cresceu em meio a preconceitos e discriminação  - por ser pobre, negra, moradora de um bairro próximo ao lixão, filha de catadora. 

Criada apenas por sua mãe, ela ainda ajuda seus irmãos mais velhos, Samantha e Samuel Oliveira, no sustento da casa. 

A nova mestranda sempre foi dedicada aos estudos e sempre sonhou em dar uma vida melhor aos seus entes. 

Sua brava mãe sustentou os filhos recolhendo garrafadas pets, latinhas  de alumínio e outro recicláveis em festas da cidade e do próprio lixão local. 

Com o fruto das vendas, sustentou seus rebentos, que hoje são orgulho para toda a família e para toda a comunidade. 

Amanda vive hoje um momento único, mostrando que é possível, sim, superar os desafios, as adversidades, com a cabeça erguida e com fé na missão e em Deus, além da dedicação aos estudos.

Como eu sempre digo, nós, pobres, temos apenas um único caminho: o estudo. 

Ele salva, ele conforta, ele traz a luz. Ele traz o conhecimento, que liberta. 

"Essa conquista nos faz refletir que não importa as condições que nos são dadas, o que importa é o que fazemos diante dos obstáculos, somos protagonistas do nosso destino", afirma a irmão dela, Samantha Jesus, que recentemente protagonizou a criação de uma associação de moradores para o bairro do Vila Esperança. 


Amanda, você é um exemplo. Parabéns! estamos muito orgulhosos das suas conquistas. 

4 comentários:

  1. Parabéns Amanda. Deus ilumine sempre seu caminho, para que, você alcnce sempre seus almejados objetivos.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Amanda. Deus ilumine sempre seu caminho, para que, você alcance sempre seus almejados objetivos. E parabéns também a você, Dinomar Miranda, que, através desse tão importante meio de informação, não deixou passar em branco essa conquista, grande virada e exemplo de vida.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns guerreira Deus abençoe sua caminhada, tudo de bom!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns guerreira Deus te abençoe sempre conheço de perto a luta da sua mãe colocar vcs no caminho..e vc..retribuiu!

    ResponderExcluir

Os cometários aqui publicados são de inteira responsabilidade dos autores. Este Blog não se responsabiliza pelos comentários postados pelos leitores, que poderão ser responsabilizados e penalizados judicialmente por abuso do direito da livre manifestação.