quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Festival Gastronômico de Arraias movimenta quase R$ 20 mil em dois dias




No último fim de semana, ocorreu o III Festival Gastronômico de Arraias. Com realização de estudantes e professores do curso de Turismo, em parceria com a Prefeitura Municipal de Arraias. 

O objetivo foi estimular a produção de pratos criativos com ingredientes do cerrado e movimentar a economia do município.

De acordo com os dados da organização, foram quase R$ 20 mil movimentados no município que tem pouco mais de 11 mil habitantes. 

“Acreditamos que a Gastronomia é verdadeiramente capaz de impulsionar a economia do Nordeste goiano e Sudeste do Tocantins. 

A cada nova edição, aprendemos um pouco mais e felizmente temos apresentado números cada vez mais expressivos!”, explica a organizadora do festival e professora do curso de Turismo, Thamyris Andrade.

1° lugar
Açaí Mangabaru
(Açaí com mousse de mangaba, crocante de buriti e castanha de baru)
Por Neuseny de Queiroz

2° lugar
Chambari Love
(Escondidinho de Chambari)
Por Maria José

3° lugar
Farofa da terra com uma dose de alegria
(Farofa com pururuca e bolinho de mandioca com uma dose de cachaça Dama do Azuis)
Por Marizete Barbosa

Além da economia

A organizadora afirma que o Festival Gastronômico em Arraias também é um ato político para a cultura local. “Por meio dele a população tem tido um novo olhar para as inúmeras possibilidades que a gastronomia proporciona. 

Além de resgatar uma memória afetiva e gustativa a partir dos insumos regionais e principalmente do bioma cerrado. 

E assim trabalhar a conservação do bioma para além da sala de aula e evidenciar a força dos povos tradicionais do Cerrado, em especial das comunidades quilombolas do Nordeste goiano e sudeste do Tocantins”.

Thamyris acrescenta que o Festival Gastronômico de Arraias é um verdadeiro laboratório para os alunos do curso de Turismo. Mesmo com várias dificuldades, o festival foi realizado pelo terceiro ano consecutivo.

Fonte: UFT




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os cometários aqui publicados são de inteira responsabilidade dos autores. Este Blog não se responsabiliza pelos comentários postados pelos leitores, que poderão ser responsabilizados e penalizados judicialmente por abuso do direito da livre manifestação.