terça-feira, 17 de setembro de 2019

Teto do Vapt-Vupt de Campos Belos (GO) desaba, menos de um ano da inauguração; Felizmente não houve vítimas


Por sorte, nenhuma pessoa morreu ou ficou ferida num grave "acidente" ocorrido nesta segunda-feira (16), em Campos Belos, quando parte do telhado do prédio do vapt-vup desabou.

O prédio, que fica em frente ao Banco Bradesco, é muito antigo.

É conjugado com o da prefeitura do município, onde por muitos anos abrigou o Fórum da cidade e cartórios.

Também abrigou a Câmara de Vereadores e, posteriormente, uma biblioteca municipal.  

Segundo testemunhas, quando o telhado desabou, havia poucos funcionários no local e ninguém saiu ferido.

"Eles saíram às pressas e alguns deles até caíram, mas felizmente ninguém se machucou com gravidade, ficou mesmo no susto", disse a fonte. 

Funcionários da Prefeitura passaram o dia inteiro no local trabalhando no desmonte do que permaneceu de pé.

Informações preliminares dão conta de que o Detran vai ficar tempo indeterminado sem atendimento aguardando o fim das obras.

Durante todo o dia houve imensa procura pelos serviços, inclusive pessoas de outros municípios que lá estiveram por não saberem do ocorrido.

Uma das fontes informou que uma das causas aparentes e mais prováveis é a de que as paredes do centro do salão foram removidas e elas eram a escora das tesouras de madeiras.

Com a remoção da paredes, ficou um grande vão sustentado apenas pelas paredes laterais.

"Uma irresponsabilidade, diziam alguns curiosos. As paredes deveriam ter construído colunas de sustentações em seus lugares para sustentação da madeira. 

Qualquer leigo sabe que o vão tem de ser planejado, tem que se medir os riscos e não derrubar paredes sem nenhum projeto de engenharia", desabafou a fonte. 

Funcionários disseram que existem outros vãos na reforma e agora estão apreensivos com o local de trabalho.

Muitos recordaram o acidente do ABCD, um postinho de saúde, que também sofreu com o mesmo problema de desabamento do telhado. 

No ABCD, por pouco não ocorreu uma grande tragédia, vitimando de dezenas de usuários.  

Na oportunidade, as pessoas foram salvas por questão de horas, já que estava previsto a ocupação a partir às 8h da manhã e o desmoronamento ocorreu por volta das 6h.

Com esse novo desabamento, uma pergunta não quer calar: 

Como estão telhados de creches, escolas e de outras repartições públicas municipais? 

Há que se investigar as causas desse novo desabamento e é chegada a hora de a prefeitura também fazer uma inspeção geral, inclusive com a ajuda do corpo de Bombeiros de Goiás. 

Caiu menos de um ano da inauguração 

A unidade do Vapt Vupt de Campos Belos, que recebeu o nome de unidade Fernando Júlio Terra, ex-prefeito da cidade, morto neste ano, foi inaugurada na no dia 27 de dezembro de 2018.

Na oportunidade, diversas autoridades foram convidadas e participaram do evento, entre eles todos o secretariado e diretores municipais, autoridades locais, o Secretário de Estado de Gestão e Planejamento, Joaquim Mesquita, representando o Governo Estadual, Márcio Maia, Coordenador de Unidades Vapt Vupt, prefeito de Divinópolis de Goiás, Charley , o prefeito de Monte Alegre, Juvenal, e o deputado estadual eleito Tião Caroço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os cometários aqui publicados são de inteira responsabilidade dos autores. Este Blog não se responsabiliza pelos comentários postados pelos leitores, que poderão ser responsabilizados e penalizados judicialmente por abuso do direito da livre manifestação.