segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Governo de Goiás vai liberar licenças de plantio de pequenas roças para comunidades kalungas, em Cavalcante (GO)


O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), estuda os requisitos para liberação de licenças para plantio mecanizado de pequenas roças na tradicional comunidade quilombola kalunga, em Cavalcante, nordeste do estado. 

A secretária Andréa Vulcanis esteve na região, ao lado do governador Ronaldo Caiado, para prestigiar a Romaria do Vão do Moleque, festejo popular-religioso que ocorre todos os anos, em Goiás, em setembro.

Durante encontro com membros da comunidade, a secretária ouviu demandas para que permissões sejam emitidas para o preparo do solo para pequenas roças com uso de máquinas, evitando-se, assim, possíveis problemas com órgãos ambientais e de fiscalização. 

Atualmente, os quilombolas utilizam a técnica tradicional de coivara, predominantemente manual.

“Nós fizemos uma orientação para a comunidade no sentido de que não é preciso licença para o cultivo da roça em áreas abertas e que não necessitam suprimir vegetação nativa mas eles querem se sentir seguros com a licença da Secretario”, afirma a secretária. 

“Então, a proposta envolve editar uma norma durante esta semana contendo os requisitos e em seguida apoiar a comunidade com a emissão das licenças, permitindo assim, com agilidade, que as famílias recebam as autorizações e possam dar início aos plantios logo quando o período chuvoso chegar”, afirma Andréa Vulcanis.

Turismo

Em Cavalcante, o governador Ronaldo Caiado e a secretária Andréa Vulcanis receberam um pedido para que a Semad negocie com o Ministério do Meio Ambiente a liberação de um portal de entrada no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros no município de Cavalcante visando incrementar a economia local.

“O objetivo é incentivar o turismo e garantir que haja um desenvolvimento econômico na região de Cavalcante a partir deste ponto de acesso ao parque”, explica a titular da Semad. 

Criado em 1961 pelo presidente Juscelino Kubitschek, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros tem cerca de 60% de sua extensão dentro do município de Cavalcante e atualmente somente tem entrada de acesso na região de São Jorge, em Alto Paraíso.

Fonte: Jornal Hora Extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os cometários aqui publicados são de inteira responsabilidade dos autores. Este Blog não se responsabiliza pelos comentários postados pelos leitores, que poderão ser responsabilizados e penalizados judicialmente por abuso do direito da livre manifestação.