segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Desfile de 7 de Setembro, em Campos Belos (GO), foi um show de conscientização ecológica





Por Jefferson Victor,

O desfile cívico realizado neste sábado (07), certamente foi um dos mais importantes da história de Campos Belos. 

Foi um show de organização e o tema escolhido foi preservação ambiental, umas das principais preocupações do mundo diante de um triste cenário de destruição da natureza.

Por iniciativa da prefeitura local, o desfile teve a participação de escolas públicas e particulares, Policia Militar, Bombeiros Militares, Brigadistas de Incêndio, Maçonaria, SAMU e outros segmentos da comunidade local.

Um dos pontos fortes do desfile foi a participação das bandas da prefeitura, do Colégio Felismina e do CEPI (polivalente) que abrilhantaram o evento com uma magnifica apresentação.

Cada escola defendia um tema ecológico e os blocos procuravam ilustrar suas escolha.

Representaram o movimento das águas, caracterizaram as queimadas, o fogo, o lixo, e a reciclagem de materiais descartáveis, tudo isto com o intuito de conscientizar a população de que preservar é preciso.

Procuraram retratar também o uso de material como lata de leite e mangueiras, representados por cambotas e bambolês, isto tudo com crianças desfilando com esses brinquedos representando as opções de diversão em um passado recente.

As alas das queimadas, carvoeiras e fogo, foram muito bem caracterizadas, os componentes incorporaram bem os seus personagens, uma demonstração de que não eram simples atores, e sim defensores ferrenhos de suas convicções ecológicas.

Era notável o esforço dos organizadores, diretores de escolas, professores e voluntários para que tudo saísse de acordo com o programado, e as pessoas assistiam entusiasmadas, muitos fotografando, filmando e incentivando os participantes do desfile.

Após percorrerem as principais ruas da cidade, todos se aglomeraram em tendas armadas em frente à prefeitura e lá estavam o pároco local, pastores, o comandante da Policia Militar, representantes dos bombeiros, vereadores, secretários e o Prefeito Municipal, o qual agradeceu a todos os presentes e fez elogios a todos que direta ou indiretamente contribuíram para o sucesso do evento.

Apesar de todas as dificuldades com que passa o país, crise econômica e política, o brasileiro ainda preserva o espírito cívico e de civilidade, e Campos Belos deu um grande exemplo desta grandeza, é uma pena que nossa mídia local ainda não tem uma abrangência mais significativa, porque o que se viu hoje aqui deveria ser amplamente divulgado.

O mundo precisa ter conhecimento que pequenas cidades como esta, tem o espírito de preservação do meio ambiente, aqui existem pessoas que tentam passar pra frente a ideia de que tem que preservar, o planeta não suporta tanta agressão e se nada for feito rápido pode haver um sério comprometimento da vida sobre a terra.

Como pode um país como os EUA serem responsáveis por um terço de todo poluente produzido na terra, o Oceano Pacífico já recebeu bilhões de toneladas de lixo, comprometendo a vida marinha, mas nada comove seus governantes, não respeitam nenhum acordo do clima, chegam mesmo a dizer que aquilo que possa prejudicar o crescimento industrial do seu país e que comprometa sua economia, não é de interesse de seu povo norte americano

O Japão é um dos países que mais se preocupam com preservação, reciclam mais da metade do lixo que produzem, e na Copa de 2014 durante a copa no Brasil, deram um exemplo ao mundo a catarem todo lixo que produziam nos estádios.

Parabéns a todos que participaram desse desfile, foi um show de apresentação, tudo funcionou a contento, e a escolha do tema não poderia ser mais original, o mundo está tenso com os últimos acontecimentos ambientais, principalmente as queimadas criminosas na região amazônica, floresta importantíssima para a preservação dos seres, e em Campos Belos há essa preocupação, quando queimam os morros, há uma indignação generalizada.








 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os cometários aqui publicados são de inteira responsabilidade dos autores. Este Blog não se responsabiliza pelos comentários postados pelos leitores, que poderão ser responsabilizados e penalizados judicialmente por abuso do direito da livre manifestação.