quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Conquista histórica: comunidade do Vila Esperança, em Campos Belos (GO), cria Associação de Moradores. Agora é mais força e poder







Depois de muita luta, os moradores do bairro Vila Esperança, em Campos Belos, nordeste de Goiás, conseguiram criar a associação de moradores do bairro.

No último dia 15 de setembro, foi publicado o edital aqui no Blog, convocando todos os interessados para a realização da Assembleia Geral de Constituição da Associação, aprovação de estatuto e eleição da primeira diretoria.

O evento ocorreu na rua Jovelino Serafim dos Reis, Quadra 02, Lote 38B, Bairro Vila Esperança.

A convocação deliberou sobre a Constituição Associação dos Moradores do Vila Esperança; Apreciação e aprovação do Estatuto Social; Eleição dos órgão e dirigentes da Associação e Definição da sede.


Assim, foi criada a Associação dos Moradores  do Vila Esperança. 

A entidade agora terá força e legitimidade.

Qual o papel mesmo de uma Associação ?

Alguns pensam que o papel da Associação de Moradores é só reivindicar do poder público as melhorias para a comunidade. 

Outros acham que ela é uma espécie de clubinho, que cuida de organizar o lazer para uns poucos cidadãos.

Existem ainda os que entendem a associação como sendo um comitê eleitoral. Ou seja, a diretoria pede aos vereadores ou secretários da prefeitura algumas melhorias e, os “favores” recebidos, são pagos na próxima eleição através da campanha em favor do “benfeitor” ou dos candidatos indicados por ele.

Em realidade, o papel da Associação de Moradores na comunidade é um conjunto de ações em defesa dos interesses dos moradores, em qualquer área que eles se apresentarem. 

A seguir algumas maneiras de realizar a defesa destes interesses. Esta lista, porém, deve ser completada numa reunião com os moradores da sua comunidade.

• Esclarecer, Informar e Formar.

Uma das funções principais da Associação de Moradores é promover o esclarecimento, a informação e a formação da comunidade para que ela reivindique, e muito bem, os seus direitos. 

É muito importante que a Diretoria divulgue todas as informações que ela possuir. Deve também promover reuniões, debates, palestras, cursos ou outras atividades de formação abertas à participação da população local.

• Unir e Organizar os Moradores

A Diretoria da Associação de Moradores deve agir sempre de forma democrática, a partir do encontro das idéias de todos. As reivindicações e conquistas (ou derrotas) não podem ser propriedades de algumas lideranças.

• Reivindicar Melhorias

Pode ser feita através de abaixo-assinados, reuniões com as autoridades responsáveis, manifestações na comunidade ou em frente aos órgãos públicos, ou de outra forma que o pessoal achar mais eficiente.

Vale lembrar que quanto maior a participação os moradores na luta por uma melhoria, mais rápida ela vai chegar. 

Quanto maior também, a divulgação sobre o pedido mais chance ele tem de ser atendido. Isso pode ser feito através de telefonemas para rádios, televisões e jornais falando sobre o problema, avisando de uma manifestação, comunicando uma ida até a prefeitura ou, simplesmente, dizendo que o bairro insiste na reivindicação e cobra uma posição das autoridades.

Outra forma de divulgar a luta, que também serve para mobilizar os moradores, é fazer um panfleto (um folheto falando sobre o assunto) e distribuir na comunidade. 

Custa caro? Nem tanto. Solicite um patrocínio de um comércio existente na comunidade.

Você pode também, dar um recado no final das missas e cultos, pode emprestar o alto-falante do verdureiro ou o carro de som de um sindicato.

Enfim, a própria Associação já é um poder danado. 

Parabéns aos moradores do Vila Esperança, em Campos Belos, por essa importante e histórica conquista. 

Um comentário:

  1. Parabéns a população do Vila Esperança, essa é a primeira conquista de várias que viram, que o Senhor Jesus abençoe essa população do Vila Esperança, sou de lá e tenho orgulho, estou aqui torcendo por vcs.

    ResponderExcluir

Os cometários aqui publicados são de inteira responsabilidade dos autores. Este Blog não se responsabiliza pelos comentários postados pelos leitores, que poderão ser responsabilizados e penalizados judicialmente por abuso do direito da livre manifestação.