segunda-feira, 12 de agosto de 2019

UEG de Campos Belos é palco de Lançamento do Livro Mosaico: Vozes do Ser-Tão Poético


Por Prof. JanneKelly Alves Franco,

O mês de Agosto foi contemplado por protagonizar o lançamento do livro Mosaico: Vozes do Ser-Tão Poético. 

A obra é uma coletânea de poemas das diversas faces que compõem a Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Campos Belos e representa a concretização de sonhos de 24 autores poetas e poetisas, os quais têm ou tiveram história na Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Campos Belos, sendo estes, professores, estudantes, egressos e servidores da Instituição Educacional.

O livro é uma produção totalmente independente, no qual teve iniciativa dos organizadores Adelino Soares Santos Machado, Marconi Moura de Lima Burum e Ronivaldo de Oliveira Rego Santos, no qual se reuniram e realizaram um edital com a intenção de eternizar uma coletânea de poemas, no berço da Universidade Estadual de Goiás- Câmpus Campos Belos e foram selecionados os 24 escritores por se adequarem ao regulamento do edital. Visto que esse processo foi iniciado em meados do ano de 2018.

A obra externa as várias faces de cada autor/autora que compreende o Ser- Poético de maneira enfática e emblemática e que busca em cada "Ser" uma reflexão de cada verso expressado na composição das "vozes" que ressoam na sociedade e que se diversifica em discutir temas como ressalta Rebeca Mendes Garcia, no qual teve sua impressão ao ler o livro: " as belezas da Chapada dos Veadeiros e do Cerrado; as durezas da educação que liberta; a coisificação do homem e a humanização das coisas, inclusive na era virtual; as culturas locais como festanças, culinária; as expressões humanas na infância, no amor, na amizade; e sobretudo, denunciam mazelas sociais."

Rebeca Mendes Garcia após ter contato com a obra, escreveu uma resenha e recomenda a leitura do livro, pois observou que o mesmo deixa nas entrelinhas uma reflexão, uma vez que cada uma dessas vozes ressoam a nossa fala, o nosso gosto, jeito, gosto do povo que se reconhece Ser- Tão Poético.

A obra conta também com a participação das professoras Lygia Helena Cyntrão- Professora de Literatura da UnB, Adriana Demite Stephani- Professora da UFT- Câmpus de Arraiais- TO e Dairano Cordeiro, Jornalista e ambientalista, no qual escreveram as "orelhas" da obra.

A professora Sylvia acredita que " a intenção do edital [para a coletânea de poesias da UEG] foi muito louvável." 

Segundo a mesma, como disse o escritor José Eduardo Agualusa, " a poesia não salva o mundo, mas salva o minuto." Ressalta também a importância do livro para o Brasil e que o mesmo se nutri de suas belas sensíveis e provocativas reflexões.

A professora Adriana Demite ressalta que " a iniciativa da obra é nobre e primorosa; o resultado, uma brisa leve nesses tempos tão fervorosos".

Segundo o jornalista e ambientalista, Dairano Cordeiro, “o livro Mosaico: Vozes do Ser-Tão Poético se propõe a divular a produção poética da região Nordeste do Estado de Goiás, principalmente a de Campos Belos-GO. O "mosaico" reúne escritores que, por força de suas poesias e diante do avanço frio e implacável do capitalismo, com o crescimento do agronegócio, lutam contra a destruição de nascentes e rios, bem como o envenenamento do solo com o lançamento indiscriminado de agrotóxicos nas lavouras."

No prefácio do livro, o jornalista, escritor e compositor, Tião Pinheiro também acredita que a obra "Mosaico: Vozes do Ser-Tão Poético é portanto: 
" um sopro de ânimo na aridez de um mundo cada vez mais violento, uma esperança na Vitória do Bem sobre o mal ou ainda a constatação de que a geografia poética ignora fronteiras e limites. Vale o livre pensar e sentir. 

E colocar para fora. Como o fazem os participantes desta antologia. Salve!" Afirma o jornalista com um olhar de leveza para as temáticas abordadas.

Além dos integrantes da comissão organizadora (Adelino Soares Santos Machado, Marconi Moura de Lima Burum e Ronivaldo de Oliveira Rego Santos), a antologia reúne Ari Santana de Menezes, Carlos Leite de Santana, Donizeth Pinheiro de Souza Gomes, Eder Pereira (O Lobo), Francielle Rego Oliveira Braz, Igor Pereira Alves, Iremar Sebastião dos Reis, JanneKelly Alves Franco, Jonathas Vilas Boas de Sant'Ana, José Luiz Batista, Júnia Januaria Garcia, Laína Matos Tavares, Leonardo Gonçalves Santana, Lucas Dourado dos Santos, Luciana Nogueira da Silva, Luiz Marles Gonçalves dos Santos, Manoel Soares de Aragão, Maria da Conceição Souza Santos (Ceiça), Marileide Pereira da Silva, Rejane Tolentino de Deus Souza e Rosangela Costa Batista.

Enfim, a obra foi realizada com muito carinho e desde já estendemos o convite a todos para participarem do lançamento que será no dia 22 de agosto de 2019 (quinta-feira), às 19:00 h, na Universidade Estadual de Goiás- Câmpus Campos Belos- UEG, Rua Rui Barbosa, Qd. 7, Lote 33, Setor Aeroporto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os cometários aqui publicados são de inteira responsabilidade dos autores. Este Blog não se responsabiliza pelos comentários postados pelos leitores, que poderão ser responsabilizados e penalizados judicialmente por abuso do direito da livre manifestação.