quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Arraias completa 279 anos: programação alia lazer, cultura e exposições


A cidade de Arraias, localizada a 419 km de Palmas, comemora 279 anos de emancipação política nesta quinta-feira, 1. 

A programação de aniversário começou às 7h30 com uma missa solene de abertura na Igreja Matriz Nossa Senhora dos Remédios.

Ainda durante a manhã, na Praça da Matriz, ocorreu a 11ª Feira e Encontro da Agricultura Familiar de Arraias, que segue até o final da tarde de hoje. 

O intuito do evento é incentivar a comercialização e divulgação de produtos da agricultura familiar e conta com a participação de 120 expositores de Arraias e Combinado.

A Feira também promoverá exposição de artesanato, comidas típicas e apresentações culturais ao longo da programação. 

O evento é uma parceria do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Prefeitura Municipal de Arraias e Itafos Mineração.

Durante as comemorações os arraianos podem desfrutar de atividades de lazer como campeonatos de sinuca, dama e vôlei de areia, e ainda de atendimentos na área da saúde por meio de aferição de pressão arterial e glicemia, testes rápidos para hepatite e HIV, vacinação contra HPV e gripe influenza.

O encerramento da comemoração fica por conta do show do cantor Adriano Lima, seguido de apresentação da Banda Focus na Praça da Matriz de Arraias.

História

Emancipada politicamente em 1740, uma das origens do nome Arraias se deve à espécie de peixes com ferrões venenosos encontrados no ribeirão que nasce próximo a cidade. 

O povoamento da região ganhou expressão anos depois, em 1792, incentivado com a descoberta do novo garimpo de Ouro Podre em suas proximidades, o que atraiu imigrantes e aventureiros.

Arraias é destaque no Tocantins por suas fortes origens quilombolas, a beleza de seus artesanatos típicos, principalmente dos jarros brancos, bem como suas belezas naturais expressas na Gruta da Fazenda Furnas e nas ruínas da Chapada dos Negros. 

Outro evento que chama atenção no estado é o Entrudo, carnaval “inocente” tradicionalmente realizado todos os anos e que expressa a alegria e acolhimento dos arraianos.

Fonte: Jornal do Tocantins 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os cometários aqui publicados são de inteira responsabilidade dos autores. Este Blog não se responsabiliza pelos comentários postados pelos leitores, que poderão ser responsabilizados e penalizados judicialmente por abuso do direito da livre manifestação.