quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Agenda de formações atende mais de 450 profissionais da Educação na Regional de Arraias (TO)





A Diretoria Regional de Educação (DRE) de Arraias realiza, entre os dias 20 de agosto e 13 setembro, uma série de formações continuadas para gestores escolares (diretores, coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais e secretários), professores, auxiliares administrativos e demais servidores das escolas jurisdicionadas à Diretoria. 

Serão mais de 450 profissionais da educação atendidos pelas formações, que têm temáticas diversificadas voltadas para a melhoria do ensino e cumprimento de metas estabelecidas pelo Plano Estadual de Educação do Tocantins (PEE – TO 2015/2025).

No primeiro dia de formação (20/08/2019), participaram diretores, coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais, com o tema ‘Gestão democrática e Rotina pedagógica’. 

A formação foi promovida em parceria com a Prof.ª Dra. Suze Sales, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Arraias.

O diretor do Colégio Dr. João D’Abreu, do município de Novo Alegre, Manoel Soares de Aragão, falou que a formação contribuiu para o aprimoramento dos trabalhos de gestão. “Não se pode pensar em qualidade sem a devida formação e a compreensão acerca dos processos de gestão. 

Por isso, a formação continuada é de suma importância para todos os agentes da comunidade escolar para condução das escolas em busca da melhoria da qualidade”, frisou.

Já o diretor regional de Educação de Arraias, Leonardo Victor dos Santos, destacou os objetivos da atividade. 

“A formação continuada de gestores escolares objetiva melhorar a qualidade dos processos de gestão, ensino e aprendizagem no interior de cada unidade escolar, em atendimento à meta 20 do Plano Estadual de Educação, que trata de formação continuada, e à meta 22 que aborda a gestão democrática, a fim de atingir a meta 23 que refere-se à garantia da qualidade da educação básica”, finalizou.

No segundo dia de formação (21/08/2019), a temática trabalhada foi o Novo Ensino Médio, Projeto de Vida, Protagonismo Juvenil e Grêmio Estudantil, realizada no Polo Combinado, tendo como público-alvo diretores, coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais das Escolas Estaduais Augusta Vaz, Combinado e Joaquim de Sena e Silva de Combinado, Dr. João de Abreu de Novo Alegre, Lavandeira do município de Lavandeira, Ranulfa e Dona Inês de Aurora.

Nessa sexta-feira (23/08/2019), a equipe pedagógica da Diretoria promoverá formação continuada nas quatro áreas do conhecimento (Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas), Polo Arraias, para professores e coordenadores pedagógicos das Escolas Zulmira Magalhães, Agrícola David Aires França, Brigadeiro Felipe, Profª Joana Batista Cordeiro, Silva Dourado e CPM – IV Jacy Alves de Barros, ambas do município de Arraias.

Segundo o Diretor Regional, “promover formações continuadas em serviço com trocas de experiências entre os profissionais da educação das diversas áreas visa melhorar as práticas para posterior monitoramento e avaliação dos trabalhos”.

A ação é executada e planejada em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Arraias, a Universidade Estadual de Goiás (UEG), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IF/GO) – ambos de Campos Belos, Federação Tocantinense de Badminton, Prefeitura Municipal de Arraias e 1ª Companhia da Polícia Militar de Arraias que disponibiliza o Transporte (Van) para condução dos formadores nos diferentes de polos.

Temas da formação

Na agenda, além de formações na sede da DRE de Arraias, estão previstas ações nos municípios de Combinado e Paranã para que mais de 450 servidores das áreas pedagógicas, administrativas e financeira sejam atendidos. 

Entre as temáticas a serem abordadas estão o ‘Novo Ensino Médio, Projeto de Vida, protagonismo juvenil e grêmio estudantil’, ‘Metodologias de ensino nas quatro áreas do currículo, Educação Especial’, gestão democrática, legislação, Workshop de Iniciação ao Badminton Escolar, além de outros temas importantes para o processo de ensino e aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os cometários aqui publicados são de inteira responsabilidade dos autores. Este Blog não se responsabiliza pelos comentários postados pelos leitores, que poderão ser responsabilizados e penalizados judicialmente por abuso do direito da livre manifestação.