segunda-feira, 17 de junho de 2019

Vanderlan Cardoso recebe prefeito e vereadores de Alto Paraíso de Goiás



Por Roberto Nabofarzan, 

O senador Vanderlan Cardoso recebeu em seu gabinete, em Brasília, na quarta-feira, 12, comitiva de líderes políticos de Alto Paraíso de Goiás, composta pelo prefeito Martinho Mendes da Silva, pelo presidente da Câmara de vereadores, Carlos José Pereira “Tito”, vereadores Canela, Claudiomar, Zé Nêgo, Marlony, Uedison, Serginho, Fábio Reges, e João Yuji.

Por motivos de sua agenda, o vereador Serginho teve que deixar a reunião mais cedo.

A audiência junto ao senador foi provocada pelo vereador Tito, que, ao fim de uma recente sessão ordinária, propôs aos seus colegas de plenário que fosse levado a Vanderlan Cardoso, através do ex-deputado federal Pedro Chaves, ofício com solicitação de emenda para melhorias em Alto Paraíso de Goiás, visto o grande apoio dado ao senador nas últimas eleições majoritárias.

Com a anuência de todos, o prefeito Martinho Mendes foi convidado a integrar a comitiva, levando também reivindicação direta do executivo, e assim, mostrando o empenho e união dos poderes municipais na busca por soluções das demandas da comunidade.

No congresso nacional, a comitiva alto-paraisense foi recepcionada pelo ex-deputado federal Pedro Chaves, um dos fortes alavancadores da eleição de Vanderlan Cardoso e seu auxiliar direto em Brasília na relação com os municípios.

O senador, que esteve em Alto Paraíso de Goiás para agradecer o apoio recebido nas eleições e se colocar a disposição das demandas do município, reafirmou seu compromisso de trabalhar no auxilio de suas soluções.

“O que nos foi solicitado hoje pelo prefeito Martinho Mendes e pelos vereadores são obras e benefícios que realmente contribuirão para melhorias, principalmente nas áreas do esporte, saúde e educação. 

Dentro de nossas possibilidades como parlamentar, buscaremos destinar emendas para cada obra ou benefício solicitado. Sou grato a população de Alto Paraíso de Goiás pela confiança depositada em nosso trabalho, e vou buscar corresponder com muito empenho e dedicação” disse Vanderlan Cardoso ao receber os ofícios com as demandas.

O presidente da Câmara, vereador Tito, disse que esse foi o primeiro passo conjunto em busca de apoio de parlamentares que tiveram o respaldo das lideranças políticas e da comunidade de Alto Paraíso de Goiás nas últimas eleições.

“Vanderlan Cardoso foi o primeiro a ser por nós visitado, devido, principalmente, a aproximação de todos os vereadores e do prefeito com nosso amigo e sempre companheiro do município, ex-deputado Pedro Chaves, que mesmo sem um mandato, continua trabalhando para nos auxiliar. 

Nossa intenção é procurarmos também deputados federais e estaduais que têm ligação com nossa cidade, cobrando-lhes apoio para obtenção de recursos para construção de obras e benefícios. 

O senador Vanderlan Cardoso foi receptivo as nossas solicitações, se mostrando pronto a nos auxiliar na solução das demandas que aqui trouxemos, com pedidos coletivos, como emenda para a perfuração de cinco poços artesianos na região dos assentamentos e do sertão, ou individuais, como os apresentados pelos vereadores Alcenadir Canela e Claudiomar. 

Sabemos das limitações orçamentárias em todas as esferas, mas o que puder ser realizado, dentro do que aqui solicitamos, será muito bem aceito por toda nossa gente.” Ressaltou Tito.

Os vereadores entregaram ao senador Vanderlan Cardoso ofícios solicitando de forma coletiva (com a assinatura de todos) emendas para: Aquisição de uma pá carregadeira, aquisição de equipamento de Raio X digital no valor aproximado de 200 mil reais, a perfuração de cinco poços artesianos na região dos assentamentos e do sertão, recursos para troca da grama do estádio Odilon Nunes Bandeira, recursos para asfaltamento de várias ruas e avenidas da cidade, recursos para construção de passeios públicos (calçadas) em vários setores da cidade, obra que beneficiará principalmente as crianças, que circulam pela cidade em direção a suas escolas.

O vereador Alcenadir Canela entregou ofício ao senador ofício solicitando emenda para a construção de cerca na escola do Distrito do São Jorge, visando dar seguranças aos alunos e trabalhadores naquela instituição escolar, visto o grande número de mochileiros que têm invadido o espaço da escola para acampar, e outro ofício solicitando gestão de Vanderlan Cardoso junto aos órgãos e autoridades para que, enfim se conclua o calçamento das ruas do Distrito de São Jorge, obra iniciada e paralisada por mais de uma vez, e que é anseio e cobrança dos moradores daquela comunidade.

O vereador Claudiomar Teles entregou oficio solicitando emenda parlamentar para a construção de uma quadra poliesportiva na região do povoado do Sertão, devido a distância da sede do município e a carência de opções de lazer aos moradores daquela região.

Atentos as questões nacionais que afetam diretamente os municípios, os vereadores de Alto Paraíso de Goiás, após aprovação em plenário, e aproveitando a visita ao congresso nacional, protocolaram ofício com indicação coletiva, endereçado ao presidente do senado federal, senador Davi Alcolumbre, onde os vereadores de Alto de Goiás sugerem que os membros daquela instituição federal apresentem Proposta de Emenda a Constituição (PEC) para alteração no sistema atual das eleições Brasileiras, que utiliza o sistema proporcional para a maioria dos cargos eletivos do País (a exceção é exatamente no senado federal), onde muitas vezes quem tem mais votos de confiança do eleitor fica fora, privilegiando a representação partidária, agravada com o impedimento das coligações proporcionais para cargos legislativos, obrigando cada partido a atingir sozinho o quociente eleitoral para eleger um candidato.

A indicação dos vereadores de Alto Paraíso de Goiás, em resumo, é para que seja apresentada PEC abolindo do ordenamento jurídico o sistema proporcional e passe a adotar o sistema majoritário, ou seja, quem for mais votado seja o eleito, sendo aplicado para todos os cargos eletivos no Brasil.

Já o prefeito Martinho Mendes se mostrou otimista com o resultado da visita ao gabinete do senador Vanderlan Cardoso. Assuntos de relevância para Alto Paraíso de Goiás foram tratados, além dos vários ofícios apresentados pelos vereadores.“Fomos muito bem recebidos pela equipe do senador Vanderlan Cardoso, especialmente pelo nosso fraterno amigo, ex-deputado Pedro Chaves. 

O senador se mostrou firme nos compromissos assumidos durante a campanha eleitoral com nossa população. Todas as solicitações por nós encaminhadas foram bem recebidas e assimiladas. 

Trouxe aqui, em nome de nossa comunidade educacional e estudantil, o pedido de apoio do senador para o antigo projeto de ampliação do Polo da Universidade Aberta de Brasília (UAB), através de uma emenda no valor aproximado de 2 milhões de reais. 

Nesse Polo recebemos alunos oriundos de várias universidades, inclusive de Brasília, para fazerem suas especializações ou pós graduações. É uma obra que trará benefícios para muitos de nossos estudantes, permitindo que alcem maiores objetivos através do ensino superior realizado em nosso município. 

Outro ponto importante levado ao senador, foi um assunto tratado com o então deputado federal Pedro Chaves, apresentado por nós ao, na época, ministro Carlos Marun, que trata de uma elevação de cota no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), aos municípios brasileiros que tenham áreas de reservas protegidas pelo governo federal, como é o caso de Alto Paraíso de Goiás, que abriga o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, no mesmo caminho que é feito com a divisão do ICMS Ecológico. Como o tema já havia sido ventilado por Pedro Chaves junto a Vanderlan Cardoso, medidas nessa direção já foram tomadas pela equipe do senador, visando provocar o congresso nacional para o debate do tema. 

Também tratamos com Vanderlan Cardoso e sua equipe sobre a melhoria no sistema de telefonia e internet em nossa região, que recebe milhares de turistas o ano todo, mas enfrenta imensa precariedade nesse setor. Estamos oficializando nossa posição através de ofício encaminhado ao senador, que nos assegurou empenho na busco por soluções urgentes. 

Parabenizo a Câmara de vereadores pela iniciativa de promover esse reunião com o senador Vanderlan Cardoso, incluindo também nossa agenda do executivo municipal. Vejo essa parceria harmônica como fator primordial no caminho para conquistas importantes para nossa comunidade.” Pontuou o prefeito Martinho Mendes.

O senador Vanderlan Cardoso, apoiado pelo ex-deputado federal Pedro Chaves, foi o candidato mais votado em Alto Paraíso de Goiás, obtendo 1.990 votos, com 30,28% de apoio do eleitorado. Logo após as eleições, Vanderlan e Pedro Chaves retornaram ao município, agradecendo, em entrevista a Rádio Paraíso FM/Jornal O VETOR, os votos recebidos e reafirmar os compromissos feitos com a comunidade local.

FOTOS: Lindomar Gomes (assessoria de gabinete)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os cometários aqui publicados são de inteira responsabilidade dos autores. Este Blog não se responsabiliza pelos comentários postados pelos leitores, que poderão ser responsabilizados e penalizados judicialmente por abuso do direito da livre manifestação.