terça-feira, 28 de maio de 2019

Martinho Mendes recebe prêmio “Prefeito Amigo da Agricultura Familiar”, da FGM




A Federação Goiana de Municípios, organizadora da premiação recebeu até o dia 29 de março aproximadamente 130 formulários de inscrição para o prêmio “Prefeito Amigo da Agricultura Familiar”. Neste projeto somente 15 municípios alcançaram a pontuação máxima.

Foram definidos como critérios para escolha dos inscritos, os municípios que atendem de duas a cinco ações descritas no regulamento. 

A premiação se constitui para todos os municípios que receberam pontuação acima do mínimo. Cada ação vale no máximo vinte pontos e com isso cada prefeito inscrito deveria ter a pontuação municipal mínima de quarenta pontos.

Após a análise da Comissão Julgadora, os premiados receberão o Diploma/Selo Prefeito Amigo da Agricultura Familiar, com o reconhecimento e chancela da Universidade Federal de Goiás (UFG), da Federação Goiana de Municípios (FGM) e de outras entidades de classe ligadas à agricultura familiar. 

Os Premiados terão também suas ações divulgadas nos Sites, Revistas, Jornais, Programa Rádio em Movimento e todos outros veículos de comunicação da Agro Centro-Oeste Familiar, FGM e outros, além de certificado, troféu e camiseta.

A entrega do prêmio será no dia 30 de maio, durante a 17ª edição da “Agro Centro-Oeste Familiar”, no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, da Universidade Federal de Goiás, em Goiânia, que acontece de 29 de maio a 01 de junho de 2019, em ação conjunta da FGM e entidades parceiras como o JF Goiano, Emater, Embrapa, UFG e Sebrae.

ALTO PARAÍSO DE GOIÁS


A presença da AGRICULTURA FAMILIAR na Alimentação Escolar desde 2011 e fortemente em 2019, a partir da conquista em primeiro lugar no Estado de Goiás do Programa PAA – Programa de Aquisição de Alimentos em 2018 pela Cooperativa Frutos do Paraíso com apoio da SME, tem acrescido alimentos limpos e saudáveis provindos da área rural do município. 

Isso gera uma saúde coletiva, tanto dos agricultores quanto dos escolares. Os valores pagos vem da CONAB/Goiás.

O município também tem mantido a compra de, em média, 30% do valor do PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar da agricultura familiar, Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009. 

Em 2018 e em 2019 também entram no Cardápio FRUTAS NATIVAS DO CERRADO, resgatando raízes locais, reconhecendo o grande valor nutricional destas frutas, tema da Pós-Graduação à UnB Cerrado da Nutricionista Claudia Lulkin.

lém disso, a Prefeitura está mantendo uma Horta que propicia verduras todas as segundas-feiras para todas as escolas municipais e também para a Escola Francisquinho, além de servir como orientação aos alunos da rede municipal de ensino sobre a importância da AGRICULTURA FAMILIAR no fortalecimento da economia e em sua alimentação diária.

Os municípios que conseguiram a pontuação descrita no regulamento são:
Prefeitura de Alto Paraíso de Goiás – O prefeito Martinho Mendes da Silva, com o projeto Prefeito Amigo da Agricultura Familiar em Alto do Paraíso de Goiás. Tendo como foco o crescimento inovador da agricultura, para geração de empregos e renda para as famílias do município.

Prefeitura de Aragarças, o atual prefeito José Elias Fernandes, com o projeto Produção de Gêneros Alimentícios da Agricultura Familiar. Com o intuito de colabora com a erradicação da fome mundial e alcançar uma alimentação mais sustentável.

Prefeitura de Bela Vista de Goiás, a atual prefeita Nárcia Kelly Alves da Silva, traz o projeto Programa de Incentivo do Agricultor Familiar. Tem o intuito a geração de empregos, também fazer parcerias e convênios para promover cursos de capacitação para melhoramento da produção agrícola.

Prefeitura de Brazabrantes, o prefeito Marcio Antônio Machado, com o projeto Desenvolvimento Rural e Sustentável. Tem como intuito principal a economia do município na produção agrícola, no qual e gerado viários empregos, onde e feitas em pequenas propriedades rurais.

Prefeitura de Campos Vendes, o prefeito Haroldo Naves Soares, com o projeto Empreender é preciso. O seu objetivo e incentiva a economia local com a produção de alimentos frescos e saudáveis, e também dá oportunidade para a agricultura familiar no incentivo da prática influem diretamente no desestimulo do êxodo rural dando mais qualidade de vida.

Prefeitura de Cristalina, o prefeito Daniel Sabino Vaz, traz o projeto Prefeito Amigo da Agricultura familiar. O intuito deste projeto e destacar ainda mais o setor agropecuário e agricultor, e inclusive na agricultura familiar em que mais 500 famílias tradicionais são produtoras. Gerando trabalhos diretos e indiretos proporcionados pelos alimentos saudáveis no mercado dentro do município.

Prefeitura de Goiás, a prefeita Prof.ª Selma de Oliveira Bastos Pires, com o projeto Vida Melhor no Campo. O objetivo do projeto e melhora a condição de vida da população do município tanto no campo como na cidade. Com grande investimento no setor agrícola, para a garantia de trabalho, é que não haja o êxito rural.

Prefeitura de Itaberaí, o prefeito Carlos Roberto da Silva, como projeto Prefeito Amigo da Agricultura Familiar. O grande objetivo e o crescimento econômico no PIB do município, na geração de empregos, na qual a população se concentra no campo rural. Em que 50% desta população produzi destacando entre elas o milho, sorgo, soja, laranja, mel com grande produção no leite.

Prefeitura de Mineiros Goiás, o prefeito Agenor Rodrigues de Resende, tendo com Projeto Fortalecimento da Agricultura Familiar em Mineiros-Goiás. Com o intuito de proporcionar ao consumidor local ter acesso a alimentos de qualidade, e nas escolas pelo programa de Aquisição de Alimentos (APP). E dá oportunidade aos jovens a ajudar a desenvolver no projeto familiar.

Prefeitura de Mimoso de Goiás, o prefeito Genivaldo Gonçalves dos Reis, com o projeto Desenvolvimento rural, através da programação da sustentabilidade e qualidade de vida dos agricultores familiares. O projeto beneficia de forma direta os agricultores e que ajudam na econômica do município.

Prefeitura de Nova América, o prefeito Eurípedes Miguel Manso, com o projeto Feira Livre. Este projeto tem como foco o crescimento econômico e também o desenvolvimento familiar e que boa parte dos agricultores buscam práticas produtivas ecologicamente equilibrada para a qualidade de seus produtos.

Prefeitura de Quirinópolis, o prefeito Gilmar Alves da Silva, com o Projeto Mutirão da Produção. Com o objetivo na agricultura familiar para elevar o crescimento econômico gerando oportunidade de trabalho.

Prefeitura de Santo Rita do Araguaia, a prefeita Tânia Maria Toledo Salgueiro, tem como projeto Identificação Geográfica do Queijo Cabacinha. Sendo assim o projeto agricultura familiar é importante na produção de alimentos e geração de empregos.

Prefeitura de Santo Antônio do descoberto, o prefeito Adolpho Roberto de Souza Von Lohrmann, com o projeto Desenvolvimento e Fortalecimento da Agricultura Familiar de Santo Antônio do Descoberto Goiás. O potencial deste projeto é a produção agrícola na qual incentiva a permanecia dos jovens e mulheres no campo e também a garantia dos alimentos saudáveis.

Prefeitura de Uruana, o prefeito Cássio Gusmão de Oliveira, com o projeto Valorizando o Agricultor Familiar no Município de Uruana. Tem como foco no projeto a geração de renda para os agricultores, e que esses alimentos são servidos nas escolas e também mantendo a proteção do meio ambiente.

Por Roberto Naborfazan, com dados da assessoria de comunicação da FGM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os cometários aqui publicados são de inteira responsabilidade dos autores. Este Blog não se responsabiliza pelos comentários postados pelos leitores, que poderão ser responsabilizados e penalizados judicialmente por abuso do direito da livre manifestação.