sexta-feira, 10 de maio de 2019

Como demais instituições de ensino e Forças Armadas, Instituto Federal Goiano de Campos Belos (GO) poderá sofrer contingenciamento de até 40% das verbas discricionárias


Estudantes do Instituto Federal de Campos Belos, assim como da UEG e da a UFT, além de outras instituições da ensino do país estão preocupadas com o contingenciamento de até 40% da verba na orçamento Geral da União, anunciado pelo governo federal para o segundo semestre deste ano. 

De acordo com o governo, o contingenciamento é em virtude da baixa arrecadação tributária e ao baixo crescimento da economia, aliada à crise fiscal do governo federal, com tem deficit orçamentário da ordem de 140 bilhões de reais em 2019. 

As Forças Armadas também foram atingidas. Nos quartéis, a tesoura chega a 40% do orçamento e ameaça até a comida dos soldados. 

Em Campos Belos, estudantes da IF Goiano fizeram uma manifestação nesta semana. 

"Ao nosso Campus foi realizado o descrédito de 39,1% do orçamento da verba de custeio e investimento do mesmo, se vier a se concretizar o bloqueio de parte da verba orçamentária nosso Campus terá condições de se manter aberto somente até agosto desse ano, todos os alunos serão prejudicados as novas turmas que estavam previstas para entrarem a partir do segundo semestre por meio de um novo vestibular serão impossibilitadas por não haver dinheiro para o funcionamento da Instituição.

Uma perca imensurável não só aos alunos que ali já se encontram, mais a todas as outras novas oportunidades que seriam dadas a outros jovens de ter uma educação em uma Instituição de qualidade e gratuita", ponderou um estudante.

O vídeo abaixo explica um pouco sobre o que é contingenciamento orçamentário


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os cometários aqui publicados são de inteira responsabilidade dos autores. Este Blog não se responsabiliza pelos comentários postados pelos leitores, que poderão ser responsabilizados e penalizados judicialmente por abuso do direito da livre manifestação.