quinta-feira, 16 de maio de 2019

Após conseguir localizar 50 pessoas na região, pacientes homodiálise agora aguarda ação da prefeitura de Campos Belos (GO)


Após chegar ao número de 50 pacientes de hemodiálise, o grupo de cidadãos de Campos Belos, Monte Alegre, Arraias, Taguatinga, São Domingos, Divinópolis de Goiás e de outras cidades do Tocantins e de Goiás que desejam implantar um centro especializado em Campos Belos, agora depende de uma ação da prefeitura da cidade. 

À lista integram pacientes renais crônicos e que, para sobreviver, precisam semanalmente passar por hemodiálise. 

Todos eles precisam se deslocar cerca de 800 km, ao menos 3 vezes na semana, para poder filtrar o sangue, já que os rins não conseguem mais fazer esta função. 

Por conta desse sofrimento diário em prol da vida, familiares e pacientes montaram uma força tarefa para exigir dos poderes públicos a instalação de um centro de hemodiálise em Campos Belos. 

Uma das exigências legais é que a cidade tenha ao menos 50 pacientes em tratamento. Além disso, há uma série de outras questões, como a contratação de um médico nefrologista e, claro, muita vontade política.

Segundo uma fonte do grupo, o secretário de Saúde de Campos Belos disse que no próximo dia 20 de maio vai ocorrer a Reunião do CIR (Comissão intergestores Regional) do Nordeste Goiano e que nesse evento vai expor aos demais secretários o projeto do Centro de Hemodiálise de Campos Belos.


Ainda de acordo com o secretário, a Comissão Intergestores Regional é a instância colegiada de articulação, negociação e pactuação entre gestores de saúde dos entes federativos, para a operacionalização das políticas públicas de saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS.

Mas, convenhamos, ainda é muito acanhada apenas essa ação da prefeitura de Campos Belos. 

As dificuldades para implantar um centro como este são enormes e há necessidade de muita articulação política, muita conversa no pé de ouvido, viagens a Goiânia e ao DF, além da pressão popular. 

Do contrário, os pacientes continuarão com seus intensos sofrimentos diários.  

Um comentário:

  1. Parabéns ao José de Souza Júnior,que nos mobilizou e organizou para essa linda iniciativa. Eu já havia feito essa mesma solicitação político, Senador Kajuru,em Fevereiro e o mesmo nem resposta,deu. Isso mostra que a união faz a força.

    ResponderExcluir

Os cometários aqui publicados são de inteira responsabilidade dos autores. Este Blog não se responsabiliza pelos comentários postados pelos leitores, que poderão ser responsabilizados e penalizados judicialmente por abuso do direito da livre manifestação.