quinta-feira, 25 de abril de 2019

Potencial turístico das Serras Gerais é destaque em evento para alavancar turismo na região




Os municípios que fazem parte da região das Serras Gerais - localizada na região sudeste do estado - trouxeram para a capital o melhor de suas tradições culturais, belezas naturais e atrativos turísticos na noite desta quarta-feira, 24.

Apresentações artísticas e culturais, como a suça de Natividade e as cavalhadas de Taguatinga foram o destaque da noite e arrancaram aplausos dos convidados presentes no auditório do Memorial Coluna Prestes na Praça dos Girassóis.

Do lado de fora do museu, foi montada uma pequena feita com artesanatos produzidos na região e também algumas das receitas mais tradicionais das comunidades das Serras Gerais.

Desafios
Além de toda a beleza, a noite foi também momento de reflexão e debate para os convidados que puderam conhecer um pouco de todo o potencial turístico disponível no Tocantins e, infelizmente, subaproveitado. 

O evento foi realizado pela Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) e trouxe como tema o debate "Serras Gerais caminhos a serem percorridos".

O presidente da Adetuc Tom Lyra, falou sobre o papel do Estado na articulação do turismo nas Serras Gerais, destacou o potencial econômico da região com a exploração do turismo e a fonte de geração de renda para as comunidades locais. “Não conseguiremos destaque no Brasil se não nos organizarmos internamente. 

O turismo é a base para isso e nossa obrigação é estruturá-lo”, disse.

Os convidados também acompanharam palestras de representantes do Sebrae, que falaram sobre ações de ordenamento das Serras Gerais; o coordenador do curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental da UFT de Arraias, Roosevelt Moldes falou sobre o potencial turístico da região e a vice-presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Rio da Conceição, Fernanda Taina Castro, apresentou um trade turístico com roteiros disponíveis aos turistas nos oito municípios das Serras Gerais.

Fazem parte da região das Serras Gerais os municípios de Arraias, Almas, Aurora, Dianópolis, Lavandeira, Rio da Conceição, Natividade e Taguatinga.

Fonte e texto: Conexão Tocantins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os cometários aqui publicados são de inteira responsabilidade dos autores. Este Blog não se responsabiliza pelos comentários postados pelos leitores, que poderão ser responsabilizados e penalizados judicialmente por abuso do direito da livre manifestação.