domingo, 10 de março de 2019

Familiares de detentos do presídio de Arraias (TO) denunciam agressões dentro da custodia



Familiares de presos do presídio de Arraias (TO) procuraram o blog, neste domingo, para denunciar supostas agressões contra os reeducandos ali internados sob a batuta do Estado. 

"No episódio, bateram muito nos presos e de forma muito injusta. Foram mais de 15 presos que apanharam durante uma revista", reclamou um dos familiares.

É fundamental que o Ministério Público do Tocantins apure a denúncia, assim como as corregedorias dos órgãos responsáveis pela segurança pública no estado.

O preso tem que pagar por seus erros e de forma exemplar. Mas devem ser tratados com dignidade e respeito. Essa linha não se pode ultrapassar.

Afinal, estamos numa sociedade em que vigora o Estado Democrático do Direito, onde há normas, leis e regras para se coibir qualquer ato que fira a disciplina dentro da carceragem. 


Particularmente, acho que o sistema prisional brasileiro está falido, e vejo um absurdo a ociosidade e a falta de trabalho, assim como a falta de controle do Estado dentro das cadeias.

Mas acima de tudo, vejo com estranheza e repudio o tratamento de dignidade humana e respeito que não são dispensados aos presos. 

Ainda mais ações violentas partindo do próprio Estado. 

Por óbvio, deve-se comprovar as denúncias feitas em Arraias, mas desde já temos que conclamar os profissionais da segurança pública, de modo geral, a ter um postura mais profissional, por intermédio de uma mudança de cultura. 

A barbárie não interessa a ninguém. Afinal, estamos em um país civilizado, apesar da imensidão de problemas.

E vamos aguardar o pacote de medidas para segurança pública, do ministro Sérgio Moro e do presidente Bolsonaro, para ver se dão uma sacudida geral na situação dos presídios e das custódias de presos neste Brasil afora.

25 comentários:

  1. ISSO NÃO É SÓ NO PRESIDIO DE ARRAIAS, VEM ACONTECENDO FREQUENTEMENTE NO PEQUENO PRESIDIO DE NOVO ALEGRE, SOU MORADOR DAQUI E TENHO PRESENCIADO FAMILIARES SEM SABER O QUE FAZER COM SEUS PARENTES QUE ESTÃO PRESOS AQUI, TODA VISITA TEM RECLAMAÇÃO DE ESPANCAMENTO DENTRO DA UNIDADE, AGENTES PENITECIARIOS MALTRATANDO ATE MESMO FAMILIARES, PRESOS DOENTES LA DENTRO SEM NEM SIQUER UM ATENDIMENTO MÉDICO,
    EXISTE PRESOS AQUI DENTRO DO PRESIDIO DE NOVO ALEGRE QUE ESTÃO APANHANDO MUITO E ALGUNS PRECISANDO DE CIRURGIA SEGUNDO ME PASSARAM ALGUNS FAMILIARES DE PRESOS E O MINISTERIO PUBLICO ATÉ AGORA NNÃ FEZ NADA. MESMO COM AS DENUCIAS DE MAUS TRATOS CONTRA OS REEDUCANDOS.
    E MAIS...
    JA PRESENCIEI AQUI VEÍCULOS DO PRESIDIO DE ARRAIAS COM AGENTES ENTRANDO NO PRESIDIO ONDE SÓ ESCUTA NOMES DE BAIXO CALÃO E AGRESSOES AOS PRESOS.
    SE O MINISTÉRIO PUBLICO NÃO INTERVIR AQUI NESSE PRESIDIO DE NOVO ALEGRE, COISAS PIORES VIRA ACONTECER(MORTE).
    SÃO PESSOAS QUE ESTAO ALI DENTRO E NAO ANIMAIS, ESTÃO MALTRATANDO DEMAIS, NAO ESTOU AQUI DIZENDO QUE OS DETENTOS ESTAO CERTOS NOS ERROS QUE COMETERAM, MAS PRA CAIR ALI DENTRO SE CAI ATÉ POR UMA LEGITIMA DEFESA.
    ME PRONUCIEI E SUPLICO AO MINISTÉRIO PUBLICO QUE TOME PROVIDENCIAS AQUI EM NOVO ALEGRE, TODOS OS DIAS DE VISITA OUÇO RELATOS DE ALGUNS FAMILIARES QUE VEM ATÉ DAS CIDADES VISINHAS, NO MEU PONTO DE VISTA ESTAO TRANSFORMANDO PESSOAS AINDA PIORES DO QUE ENTRARAM.
    E COM ISSO VCS ESTAO COLOCANDO EM RISCO NOS TB A POPULAÇÃO DE NOVO ALEGRE.
    PRESOS VAO ACABAR MORRENDO AQUI EM NOVO ALEGRE POR ESPANCAMENTO E FALTA DE ATENDIMENTO MEDICO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc nao se pronunciou, está como anônimo ... Aliás, esta parecendo que estás cumprindo ordens dos bandidos. Conversa fiada de maus tratos.

      Excluir
    2. Você podia sair do anônimo e ir denuciar...até porque um bom processo por calúnia faria você repensar mentiras como essa, NÃO adianta...a mordomia e hotel 5 estrelas acabou para você preso...

      Excluir
    3. Saia também do anonimato vc, responderam tortura e vão pagar pelo que estão fazendo, tortura aqui no Brasil não é aceita e vão sim descobrir os autores, vc no mínimo deve ser um pra tá assim, se revele e coloque a cara pra que saibam quem é, já que não aprova o anonimato, crítica uma ação e age como tal, mas esquenta não o Ministério público vai descobrir e colocar em prática limpos e aí veremos o que vai ser pra quem está praticando tal barbárie.
      Mas estamos aqui em Arraias pronto pra irmos em defesa dos detentos dia a quem doer mas não não vamos nos calar, pessoal de novo alegre Taguatinga ou outra cidade que tem parentes por lá podem até se calarem mas nois aqui não.

      Excluir
  2. O Ministério Público se não agir aqui nesse presídio de Novo Alegre tb, vai acontecer mortes aqui dentro devido espancamento e mais tratos.
    COISAS PIORES VAI ACONTECER AQUI NO PRESIDIO DE NOVO ALEGRE SE NAO HOVER UMA ACÁO RAPIDA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engraçado..., espancamentos ? Maus tratos ? Até agora não soube de ninguém machucado... Por outro lado soube que estão na sombra e com agua fresca... Antes que me esqueça... Com (05) CINCO refeições ao dia ! Conversa fiada da zorra.

      Excluir
    2. Nada disso amigo/a, acontece sim espancamentos lá dentro.
      Se vc ainda não viu ninguém machucado é porque eles não vão escancarar isso pra todos verem o que acontece.
      Parabéns a quem fez esse comentário aí, porque existe sim esses mais tratos lá dentro.
      Já ouvi de muitos familiares isso.
      E se ainda não tinha denunciado e com medo das represálias que eles sofrem lá dentro, e pelo que sei até denuncias tem lá no ministério público em aurora.
      Estão certos em reclamarem sim, se eu tivesse um parente lá dentro eu TB iria correr atrás e não deixar maltratarem lá dentro não, muitos estão com penas já quase acabando e será que vai sair melhor ou pior? Com isso que está acontecendo lá.
      Acho que que errou que pague msm pelos seus erros mas torturar por esta ali uso e errado.

      Excluir
    3. E acontece msm.E no minimo quem esta ai defendendo e algum agente q agredi.Nao estou aqui pra defender bandido nao.Mas acho q os preso precisa sim ser tratado bem ate pq hj sao eles amanha pode ser um de nós.E falo isso pq ja me relacionei com um agente e ele msm dizia q batia em presos tanto q ele repsonde varios processos por agressoes.

      Excluir
  3. Defensoria todo mês está nas unidades prisionais. Existe algo contraditório.
    Se tivessem apanhado todo dia como falam, pq nao denunciaram antes?
    Conheço todas as unidades prisionais da região. E o que existe é disciplina e respeito. Preso estava acostumado com mordomias e a não respeitar os servidores. Hoje a realidade é outra. Existe procedimentos, revistas constantes e se não respeitar são cortado todas as regalias. Acham ruim por que saíram da zona de conforto.

    ResponderExcluir
  4. "vai acontecer mortes aqui dentro devido espancamento e mais tratos."

    ..."AQUI DENTRO"...????

    POSTAGEM FEITA DE ONDE MSM? RSRS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Devem estar postando de dentro da carceragem, pois além de ter saúde preferencial quando são levado ao hospital educação,alimentação farta,água,segurança tudo de graça coisa que o cidadão tem que penar pra ter, ainda providencia celular para maior conforto.

      Excluir
  5. Eu tb sou morador de Novo Alegre, e essas informações dadas pelo anonimo estão desconexas, veja só; Novo Alegre só tem uma médica mal da pra atender a população veja lá fazer cirurgias, e outro, falando ai que os agentes são ruins, eu já vi agente penitenciário comprando iorgute em armazém aqui pra preso, pelo que eu saiba eles estão preso e não em uma colônia de férias. Eu dedico toda minha solidariedade a esses heróis de farda. Liga pra esses anjos não

    ResponderExcluir
  6. Tá com pena vai pro lugar deles. Ninguém fala o que eles fizeram pra esta lá

    ResponderExcluir
  7. Tem q meter o cassete mesmo ..foi pra lá pq quis q vida boa e mansa trabalha .se cuida. Estuda ...pora

    ResponderExcluir
  8. Eles pelo menos estão lá pra receber seus famíliares ao fim de semana .E reclamar
    E os q estão Aki fora e perdeu família pai filho por conta dos q estão.

    ResponderExcluir
  9. É só não matar, não roubar, nem estuprar, que não vai pra lá.

    ResponderExcluir
  10. Descer o cacete nessas pestes

    ResponderExcluir
  11. A coisa é seria quem estar defendendo é agentes torturadores de pessoas indefesas, estão torturando presos algemados, fazendo revistas e coagindo os presos, lias não precisa os torturadores vir aqui como anonimo dizer que não estar torturando, por que estão sim, as familias de presos ja denunciaram na defensoria, tem agente que apaga as imagens, não existe pena de tortura no Brasil, mais tem lei para quem torturar vai responder e ir para o lugar dos presos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza isso não irá ficar de graça, existe sim essa tortura acontecendo e já tem DENUCIAS sim no Ministério Público e pode ter certeza que isso vai ser descoberto, e vcs que estão aí praticando isso achando que vão calar os familiares coagindo os detentos, que é o que vem acontecendo, fiquem tranquilos que vcs serão descobertos e irão sim pagar por isso tudo e ir sentir na pele o que um detento passa dentro de uma cadeia quando está sendo torturado, imagens de gravações sendo apagadas mas esqueceram que se pode recuperar e isso vai acontecer, aguardem os próximos capítulos.
      Parabéns aos familiares que estão cuidando de seus parentes, pena que tem muitos que nem parentes tem pra poder correr atrás.
      Tem meu Total apoio aqui em Arraias, falo isso porque já tive parente meu aqui em Arraias e isso acontece msm, vcs das cidades vizinhas não deixem TB de graça não. Aqui já temos nosso grupo e vamos correr atrás disso daí, se organizem aí em Novo Alegre ou Taguatinga onde tiver acontecendo e se unam a nós aqui em Arraias.

      Excluir
  12. Engraçado neh, tantos comentários ; "mete o cassete" "Merecem está lá mesmo" mas só lembrando que pra está nessa situação não é matar, roubar, estrupar ou traficar não, por um momento de nervosismo estamos todos sujeitos a isso ou até mesmo uma legítima defesa, então pense bem antes de parabenizar esses mais tratos que está acontecendo, e se estão lá preso já estão pagando pelo que fez, não precisa mais tortura e espancamentos igual está acontecendo lá não.
    No mínimo muitos comentaristas aqui são os mesmo que estão praticando as torturas.
    Concordo com vc que está pedindo para que o ministério público entre com uma ação. Porque se acontecer o pior o estado vai responder , afinal de contas estão sobre a custódia do Estado, no entanto o que acontecer lá com eles são de REAPONSABILIDADE DO ESTADO.
    E existe profissionais corretos que exercem suas funções dentro das leis, mais tem sim aquele que agem na covardia como em tantos outros órgãos.
    Então não venha dizer que tem mesmo que torturar porque todos estão sujeitos a isso. Não sabemos o dia de amanhã.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com vc, se já estão lá presos estão pagando pelo que cometeram, agora torturar isso é inaceitável, e sei que o MP vai sim dar uma resposta, os familiares não devem deixar isso d
      Passar em branco. Se fosse algum parente meu que estivesse já tinha denuciado e entrado com um pedido de investigação no Ministério Público.
      Mas acredito que isso não vai ficar assim.
      E vc que fica aí mandando descer o cassete e parabenizando o que está acontecendo, entenda que eles estão sobre custódia do Estado e se acontecer qualquer coisa com eles de grave e a família entrar com um processo e o estado ter que indeniza-los, o dinheiro saíram do teu bolso, o remédio que usaram para cuidar deles vais sair do teu bolso, o combustível para transportar eles também sairá do teu bolso e tal és um parente seu precise de um atendimento e não terá porque o estado irá prioriza-los, porque vc não terá atendimento prioritário. Então acorda e saia do seu mundinho de machão achando que tortura é certo, porque quem vai sofrer a pior tortura e vc, tirando do teu bolso pra pagar tudo que um detento que vc nem conhece precisar.
      Então pense e análise e se deixe levar por certos come rádios desses que estão aplaudindo porque eles devem ser os torturadores.
      Fica a dica.

      Excluir
  13. Cidadão de bem não têm regalias.

    ResponderExcluir
  14. Descer o cacete neles

    ResponderExcluir
  15. - Lei nº 7.210 de 11 de Julho de 1984
    Institui a Lei de Execução Penal .

    Art. 40 - Impõe-se a todas as autoridades o respeito à integridade física e moral dos condenados e dos presos provisórios. Isso não é o que realmente acontece né?Abuso de autoridade? perseguição?Os presos já estão pagando pelos seus erros, sem a liberdade, longe dos familiares as autoridades ainda se acha no direito de ir contra a lei e agir de forma tão cruel. Espero mesmo que seja apurado e os responsáveis seja punido pois da mesma forma que os presos estão pagando pelos seus erros eles também deveria ser punidos de acordo com a lei e direitos humanos.Teve um individuo que disse que o ministério vai lá todo mês.A questão é que se denunciar acontece coisa pior será porque ? Porque eles persegui ? existe sim agressão lá e as vezes os presos até esconde das famílias eu tô cansada de ver pessoas lá dentro machucadas e com medo. Bando de pessoas que abusa da autoridade e ainda existe pessoas que fica do lado desse tipo de pessoas, mais só fica até alguém da família parar nesse inferno que logo vem a pessoa se manisfestar querendo direito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente, o que mais vem acontecendo nesses presídios aqui da região é isso msm, muitos maus tratos aos detentos, mas isso vai ser apurado e os torturadores serão descobertos e pagarão pelo que fazem, nos nao vamos nos calar e quanto mais coagirem nossos familiares lá dentro mais pior vai ficar, porque vamos até o fim atrás desses torturadores aí vai sentir na pele uma condenação, isso se não perderem a função, e o Estado vai ter que explicar tudo isso pois os detentos estão na responsabilidade do Estado.
      Eles já estão pagando pelo que cometeram não precisa dessas torturas e maus tratos, querem dar uma segunda condenação a quem já está condenado.
      Não precisam ficar agora oprimindo os detentos com ameaças e torturas não, porque já sabemos o que está acontecendo. Hoje ouvi de um ex detento as coisas horríveis que acontecem lá no pequeno presídio de Novo Alegre também, coisas horríveis de espancamentos e torturas que fazem com os detentos. Agentes vem até de fora pra bater em presos lá.
      "Já entram oprimindo, bombas de efeito moral é direto, gaz de pimenta no rosto de detento algemado é direto, e se acharem que não existe isso lá, olhem a quantidade de bombas e splay que são gasto lá" disse o ex-detento.
      Então familiares dos detentos aí de novo alegre se unem e defendam seus parentes que estão presos aí. Ou vão esperar acontecer o pior?
      E é muito fácil ver as imagens, todos sabemos que não adianta apagar, porque no HD fica essas gravações que foram apagadas, e tem como recuperá-la sim. É pegar os HD's e recuperar e irão ver.

      Excluir

Os cometários aqui publicados são de inteira responsabilidade dos autores. Este Blog não se responsabiliza pelos comentários postados pelos leitores, que poderão ser responsabilizados e penalizados judicialmente por abuso do direito da livre manifestação.