quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Folia ou natureza? Confira algumas opções para curtir o período de carnaval no Tocantins





O carnaval está chegando e, nesse clima de empolgação, o público sempre busca opções divertidas para aproveitar o feriado. Não é preciso ir muito longe para conseguir isso, já que em território tocantinense a variedade de celebrações é grande.

Confira abaixo algumas opções de como curtir o carnaval no estado.

Carnaval do Entrudo

Em Arraias, sudeste do estado, o exagero e a alegria tomam conta do carnaval ao som do ritmo do Entrudo. A festa é tradicional e vem desde o Império, tendo como estrela da festa a água, muita água.

Durante os quatro dias, os foliões saem às ruas da cidade molhando quem encontrar pela frente. A brincadeira é acompanhada por tocadores de sanfona e zabumba, entoando antigas marchinhas. Todos entram no clima do molha-molha.

Outra cidade que também preserva a tradição do Entrudo é Dianópolis, também na região sudeste do estado.

Bonecos Gigantes e Tambores


Uma tradição local do distrito de Taquaruçu, em Palmas, é realizar no carnaval o desfile de bonecos gigantes, com shows e festas embaladas por marchinhas. A festa também acontece em Porto Nacional, localizada na região central do estado.

Atrações tradicionais como o desenterro da Buiuna (Cobra grande, presente nos contos populares) e os Tambores do Tocantins estão na programação das festas de momo em Porto.

Carnaval Mistura de Ritmos

No interior do Tocantins, o carnaval de rua mistura ritmos, formatos e reúne multidões. Dentre as cidades com o carnaval de rua mais tradicional do estado estão Gurupi, Porto Nacional, Pedro Afonso, Araguatins, Araguaína e Palmas.

Em Gurupi (214km de Palmas), o carnaval acontecerá de 1º e 5 de março e o circuito da folia será na Avenida Pará. 

A festa contará com a participação de diversos cantores locais e do cenário nacional como Cleber e Cauan, Guilherme e Santiago, Banda Babado Novo e o grupo Forró do Muído.

No carnaval de Pedro Afonso, que fica a 3h 30min de Palmas, a folia será embalada Israel e Rodolfo, Lauana Prado, Alex Maxx entre outros artistas do cenário nacional e local. 

A festa começará dia 1º e seguirá até o dia 3 de março. A programação também contará com matinês e a apresentação tradicional do Bloco das Quengas, que percorrerá as principais ruas da cidade com muita alegria e irreverência.

O carnaval de Araguaína, norte do estado, terá quatro dias de programação na Avenida Via Lago. A festa será aberta a todo o público, nos dias 2 a 5 de março, sempre a partir das 17 horas. 

Duas atrações já foram confirmadas para a festa: a Banda Swing do Negão e a dupla Felipe e Mateus. A festa terá uma programação especial para as crianças, na tarde do domingo, 3.

Em Araguatins, localizada no extremo norte do estado, o carnaval será realizado por uma empresa privada entre os dias 1º e 5 de março. 

A agitação dos cinco dias ficará por conta de bandas locais e do cenário nacional. A estrutura contará com camarotes e vendas de abadás.

Durante os dias 1º a 5 de março, no Espaço Cultural Beira Rio, em Porto Nacional, os foliões poderão se divertir ao som de nomes locais e nacionais da música brasileira. Ritmos como sertanejo, pagode e forró embalarão o público em mais um ano de festa. Mais detalhes e programação completa podem ser conferidos aqui.

Na Capital, além do evento organizado pelo município, os palmenses contarão também com a opção do Palmas Folia que será realizado por uma empresa privada, entre os dias 2 e 5 de março.

Carnaval da Fé


A 5ª edição do festival Palmas Capital da Fé será realizada entre 1º a 5 de março e reunirá artistas do cenário regional e nacional da música gospel e católica, como o padre Fábio de Melo e as cantoras evangélicas Aline Barros e Damares. 

O evento acontecerá na área ao lado do Estádio Nilton Santos, na região sul da cidade.

Carnaval na natureza

Para quem quer algo mais tranquilo no feriado, uma das opções é passear por belezas naturais do Tocantins. Entre as sugestões estão o Jalapão, a região das Serras Gerais e as praias e lagos do Cantão.

No Jalapão, a região encanta por suas águas abundantes, chapadões e serras com clima de savana, além da paisagem de cerrado, com direito a dunas alaranjadas, rios encachoeirados, nascentes e impressionantes formações rochosas. 

A maioria dos atrativos está localizada nas cidades de Mateiros, Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins e São Félix do Tocantins.

Já a região das Serras Gerais está localizada entre os municípios de Aurora do Tocantins e Taguatinga (sudeste do estado) e faz parte da maior cadeia de serras do Brasil. Além das maravilhas naturais, guardam tradições, arquitetura colonial, história e cultura.

Quem procura turismo de aventura, ecoturismo e observação da fauna e flora pode visitar também a região do Cantão que abriga rios, florestas e uma rica biodiversidade, guardando imensas riquezas naturais. 

A região, que compreende os municípios de Araguacema, Caseara, Lagoa da Confusão e Pium, tem características singulares por ser área de transição entre os maiores ecossistemas brasileiros: a Amazônica e o Cerrado.C

Com informações da Secom/Tocantins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os cometários aqui publicados são de inteira responsabilidade dos autores. Este Blog não se responsabiliza pelos comentários postados pelos leitores, que poderão ser responsabilizados e penalizados judicialmente por abuso do direito da livre manifestação.