terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Arraias (TO): moradores de comunidade quilombola estão isolados por causa de estrada em condições precárias



Os moradores da Comunidade Quilombola Lagoa da Pedra, no município de Arraias (TO), a cerca de 400 km de Palmas, estão praticamente isolados por causa das péssimas condições da estrada que liga o povoado à cidade.

Segundo Ruimar Antônio de Farias, morador do quilombo, a estrada de chão é o único acesso à Arraias e os moradores dependem dela para quase tudo. 


“Dependemos dela tanto para levar nossa produção para ser vendida na cidade quanto para poder ter acesso a serviços de saúde. Estamos isolados”, disse.

A estrada é uma vicinal de responsabilidade da prefeitura e está sem manutenção há meses. 

As chuvas têm piorado a situação e os moradores do quilombo estão improvisando uma “operação tapa-buracos” com pedras e cascalho para poder ter condições de transitar pela estrada.

De acordo com Ruimar, a estrada até a cidade tem cerca de 35 km, mas em pelo menos 2 km dela está impossível passar sem ficar atolado ou ter o veículo danificado. “Já cobramos na prefeitura e nada de sermos atendidos. 

Hoje mesmo vai ter até uma reunião com promotor de justiça aqui para discutir nossa situação. Um outro morador da comunidade fez um abaixo-assinado que vai ser levado até o promotor”, informou.

Comunidade

A Comunidade Quilombola Lagoa da Pedra fica a 420 km de Palmas e a 35 km da cidade de Arraias, na Região Sudeste do Estado. 

A comunidade é formada por 42 famílias, vivendo numa área de 80 hectares, tendo como principal fonte de renda a agricultura familiar, pecuária e a criação de pequenos animais. 

Lagoa da Pedra é uma das 15 comunidades remanescentes de quilombos do Estado e há sete anos foi reconhecida nacionalmente pela Fundação Cultural Palmares, como comunidade quilombola. 

Com mais de 150 anos de existência, ainda preserva suas origens , crenças e costumes. Os integrantes da comunidade cozinham em fogão caipira, entoam cantigas de roda, dançam a sússia e a roda de São Gonçalo.

Prefeitura


O Conexão Tocantins tenta contato com a prefeitura de Arraias para saber como e quando a estrada de acesso à comunidade será recuperada.

Fonte: CT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os cometários aqui publicados são de inteira responsabilidade dos autores. Este Blog não se responsabiliza pelos comentários postados pelos leitores, que poderão ser responsabilizados e penalizados judicialmente por abuso do direito da livre manifestação.